Mulher em Foco chega a sua terceira edição em 9 de março

Mulher em Foco chega a sua terceira edição em 9 de março

Linha de apoio
Evento da Prefeitura pelo Mês da Mulher terá seis horas de atividades na Praça Punta del Este
Publicado em 03/03/2020 - Editado em 16/03/2020
Crédito
Arte/PMNH

No dia 9 de março, uma segunda-feira, a Praça Punta del Este será cenário do 3º Mulher em Foco de Novo Hamburgo. Aberto à comunidade, o evento será realizado das 9h às 15 horas em uma série de atividades pela passagem neste mês do Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa pela realização do 3º Mulher em Foco é da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viva Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura.

A organização também conta com o Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e a Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Temos que fazer uma reflexão profunda nesta data sobre o papel feminino na sociedade e incentivar as mulheres a nunca desistirem dessa luta que é tão importante para todos”, observa a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Benkenstein.

Resultado também de ações conjuntas com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), a terceira edição do encontro tem apoio de uma série de entidades e da iniciativa privada. A Secult traz para o espaço público sob a plataforma do trem a exposição fotográfica Mulheres Transformadoras, criada pela pasta a partir do trabalho de convívio e cidadania junto ao grupo feminino que frequenta a Estação Cidadania/Praça CEU. Para a mostra, as modelos da comunidade do bairro Boa Saúde foram maquiadas por equipe do Instituto Embelleze e clicadas pelo fotógrafo Joel Reichert.

Já a Smel traz para o encontro, no meio da manhã, o seu conhecido Aulão de Ritmos do Programa Melhor Idade (PMI) para não deixar ninguém parado e alegrar ainda mais o passeio público, conhecido por seu paisagismo urbano e artes visuais de rua.

Confira alguns dos principais serviços oferecidos no encontro:

Ônibus do Saúde – A unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará estacionada na Praça Punta del Este e seus técnicos irão oferecer verificação da pressão arterial e orientações sobre a saúde da mulher, planejamento familiar e nutrição. Também haverá a participação do Consultório na Rua no evento.

SAE – Uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da SMS, irá realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos.

PIM – Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) traz a um maior conhecimento da comunidade o seu trabalho voltado ao desenvolvimento integral da criança nos primeiros anos de vida. Para o evento, o PIM marca presença com uma brinquedoteca aos pequenos cidadãos hamburguenses.

Demais participantes – Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Novo Hamburgo com orientações sobre saúde bucal; testes rápidos de glicose pela Rede Panvel; Diretoria de Inclusão Digital com foco na pessoa idosa; Programa Catavida sobre gestão social de resíduos sólidos; projeto Laços de Vida da Universidade Feevale; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e Patrulha Maria da Penha. Também haverá um espaço de embelezamento feminino a cargo da iniciativa privada.

Guarda Municipal: Blitz informativa feminina com distribuição de material relacionado ao trânsito.

Agende-se:

O quê: 3º Mulher em Foco

Quando: 9 de março (segunda-feira), das 9h às 15 horas

Onde: Praça Punta de Este, sob a plataforma da Estação Novo Hamburgo do trem