Mulheres da Paz participam de aulas de informática

Publicada em 12/01/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Mulheres do bairro Santo Afonso recebem orientações na Ong Ação Encontro - Foto: Rodrigo Machado
É com um sorriso no rosto que a cozinheira desempregada Neusa dos Santos, de 49 anos, auxilia as colegas do projeto Mulheres da Paz. Ela e mais 99 mulheres do bairro Santo Afonso, de Novo Hamburgo, estão participando do curso de informática que faz parte do primeiro módulo de capacitação das selecionadas para o projeto. Segundo ela, foi com os filhos que aprendeu a mexer no computador, o que a possibilitou auxiliar no curso. “A capacitação, serve como aprendizado para todas, em algumas áreas algumas sabem mais, em outras menos, e acaba se tornando muito gratificante essa troca de experiências”, afirma Neusa, que é uma das mulheres que pretende mudar a realidade da localidade.

O curso de informática para as Mulheres da Paz teve início na segunda-feira, 10 de janeiro, e segue até o dia 13, na sede da Ong Ação Encontro, que fica na Rua Vera Cruz, 103, bairro Santo Afonso. Este curso faz parte da capacitação das selecionadas que integrarão o projeto Protejo, que beneficiará adolescentes do mesmo local.

O projeto

O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e demais coordenadorias. A ação voltada para as mulheres é dirigida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher). As selecionadas estão sendo qualificadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimentos.