Narrativas Literárias tem edição focada nas mulheres

A potência feminina foi a protagonista na noite de quarta-feira, dia 15, na Biblioteca Municipal Machado de Assis, com mais um encontro do projeto “Narrativas Literárias”, nesta edição, comemorativa ao “Mês da Mulher”.
O encontro para a troca de experiências reuniu autoras do livro “Quatorze: escrevivências libertando histórias”, que narra a vivência das escritoras e suas trajetórias de vida. A obra, produzida por 14 acadêmicas do curso de Especialização em Desenvolvimento Socioemocional no Contexto Educacional, da Faculdade IENH, a partir da disciplina “Escrita e leitura como experiências de cuidado”, contou com a parceria na organização da coordenadora da Especialização, Juliana Bohn, e o do professor Luciano Bedin da Costa.
Para a bibliotecária Sabrina Beatriz Martins Andrade iniciativas como o “Narrativas Literárias” são capazes de incentivar as pessoas a lerem e a conhecerem mais a Biblioteca Municipal Machado de Assis, ainda mais quando se associa à luta feminina. “É muito importante ressaltar o papel da mulher na literatura, onde antigamente a maior parte era feita por homens e mulheres não tinham acesso. Hoje, está cada vez mais evidente. Claro que a luta continua, mas esse debate tem sido fundamental para cada vez mais elas terem voz e posição”, pontua.
Já a coordenadora Juliana Bohn valoriza momentos como o proporcionado pelo projeto. “Rodas de conversa são sempre importantes, independente do assunto que for. Quando pensamos nas mulheres e tudo que nós vivemos para conquistar esse espaço, e ainda poder reforçar o quanto a mulher tem a dizer, é muito especial que vocês tenham pensado nisso”, comenta.
A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis está localizada na Praça da Bandeira, 66, no Centro, com horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A atividade faz parte da programação especial do “Mês da Mulher” organizada pela Secretaria Municipal da Cultura.
Dia 21 tem mais
Os eventos do “Mês da Mulher” seguem na próxima terça-feira, dia 21, às 18h, na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, Centro), com o encontro temático “Mulheres Negras e o Poder: nós também podemos!”. A roda de conversa contará com terapeuta holística Vanessa Stibel. “Além de ser uma conversa superpotente, é extremamente necessária para que, tanto as mulheres que ocupam espaços de poder, quanto as que permanecem “nos bastidores” se unam mais e mais”, avalia.
A outra palestrante do dia será a professora Indiara Tainan. “A minha expectativa é conseguir trazer um pouco da minha perspectiva, como uma mulher que hoje exerce liderança, e que está em um espaço de poder, político, e o quanto precisamos perceber que esse também é um espaço nosso, que todas as mulheres têm direito de ocupar, e o quanto estar nesses espaços de poder e reconhecimento, com certeza é importante para a sociedade, para que se naturalize a diversidade, que tanto desejamos, em todos os lugares”, reflete.