Novo Hamburgo é destaque em congresso brasileiro de vídeo estudantil

Publicado em 25/09/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Fundo preto com a projeção de imagem de crianças brincando
Escolas contam histórias na tela do cinema durante a Mostra Curta Inclusão e Diversidade
Crédito
Bruna Provenzano

A experiência de produção de curtas-metragens nas escolas municipais de Novo Hamburgo é um dos destaques do 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. O encontro será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro em Vitória da Conquista, Bahia, e reunirá professores e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil. A Secretaria de Educação (SMED) hamburguense foi convidada para a cerimônia de abertura do evento apresentando o trabalho desenvolvido a partir da Mostra Curta Inclusão e Diversidade que, em 2018, chega a sua sétima edição.

Com o tema “Inclusão e diversidade: a experiência de Novo Hamburgo na produção de vídeos estudantis acessíveis”, a coordenadora de Inclusão e Diversidade da SMED, Jucimara Guimarães, e a jornalista Bruna Provenzano, apresentarão o trabalho realizado no município. Também participam da cerimônia de abertura do congresso a professora Andrea Mota, de Pernambuco, e o professor José Ribeiro, de Portugal.

Mostra Curta Inclusão e Diversidade

Criada pela Secretaria de Educação, a mostra reúne curtas-metragens produzidos por alunos e professores das escolas municipais. Além das temáticas que valorizem a diversidade, os filmes devem apresentar recursos acessíveis como Libras, audiodescrição e legenda descritiva. A SMED também promove oficinas de produção audiovisual para os educadores responsáveis pelos curtas nas escolas. “Aquilo que vemos na tela é um retrato do trabalho realizado no cotidiano das nossas escolas, onde valorizamos e respeitamos as diferenças”, destaca a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Após as sessões de exibição dos filmes, são realizados debates que contam com a participação de crianças, professores e comunidade além de profissionais do cinema. Já participaram da mostra pessoas como o diretor Jorge Furtado, o professor e cineasta Carlos Gerbase, a audiodescritora Mimi Aragón e o crítico de cinema e curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuario. Os filmes apresentados na Mostra Curta Inclusão e Diversidade podem ser acompanhados no site curtainclusao.novohamburgo.rs.gov.br.