Novo Hamburgo está incluída no ProUni RS

Publicada em 02/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O secretário de Educação, Alberto Carabajal (direita), ressaltou a importância dos diferentes programas do Pacto pela Educação - Foto: Luís Francisco Caselani
Na manhã de terça-feira, 2 de julho, a gerência executiva do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica esteve em Novo Hamburgo para apresentar um dos braços do plano, o Programa Universidade Para Todos no Rio Grande do Sul (ProUni RS). Durante o encontro, realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry, foram explicadas as diferentes ofertas do pacto para o objetivo da formação dos estudantes. Para o vice-prefeito Roque Serpa, esse é mais um projeto do Estado que deverá ter grande sucesso no Município. “Essa é outra oportunidade para contarmos com uma gama ainda maior de estudantes com formação superior”, salientou.

De acordo com a gerente executiva do Pacto, Maria Inês Utzig Zulke, o objetivo do ProUni RS é abrir vagas em cursos tecnólogos em áreas emergentes de desenvolvimento do Estado. “Nossa tarefa é identificarmos os setores que tendem a crescer, como produção de petróleo, gás e energia eólica, e direcionarmos a capacitação de pessoas justamente para essas áreas”, explicou. Para o segundo semestre de 2013, o ProUni RS oferecerá 115 bolsas de estudo integrais, das quais 60 serão destinadas a alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Gestão de Produção Industrial e Sistemas para Internet da Universidade Feevale.

Os universitários têm até o dia 26 de julho para se inscreverem e concorrerem às vagas disponibilizadas para alunos egressos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais na rede particular e com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo regional. O secretário de Educação, Alberto Carabajal, destacou a importância do Pacto Gaúcho. “Iniciativas assim são importantes para atendermos às reivindicações do País na área da educação e para fortalecermos essa inter-relação entre Município, Estado e instituições privadas”, concluiu.