Novo Hamburgo lança projeto Todos ao Teatro

Criar uma rotina de espetáculos em Novo Hamburgo e democratizar o acesso à cultura. Esses são os principais objetivos do projeto “Todos ao Teatro”, que será lançado no dia 20 de março. Nesta data ocorrerá a apresentação do espetáculo “...” (Reticências), às 20 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com entrada franca. Na ocasião também será inaugurada a nova climatização do espaço. O projeto é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, através da Secretaria de Cultura (SECULT), com produção da Um Cultural.
O projeto, financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet (incentivo à cultura), levará ao Centro Municipal de Cultura quatro apresentações por mês (duas para adultos e duas infantis). Parte dos ingressos, 25 por cento, será entregue para pessoas que nunca foram ao teatro. A estimativa é que oito mil expectadores assistam a 20 espetáculos, que estão entre os melhores do Rio Grande do Sul, além de peças de outros estados.
A iniciativa contará também com o patrocínio da Sulgás e apoio do Cartão do Assinante Jornal NH. De acordo com a Secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita de Oliveira, o “Todos ao Teatro” ajudará a alcançar uma das principais metas da secretaria, que é levar cultura à comunidade. Além disso, Anita salienta que será possível “movimentar” o Teatro Municipal PaschoalCarlos Magno, que conta com 500 cadeiras, com boas peças.
A secretária chama a atenção para o baixo custo do ingresso, o que ajudará a desmistificar a ideia de que teatro é feito apenas às elites. “O teatro encanta, todos gostam”, afirma Anita, apostando que o projeto irá criar uma rotina de bons espetáculos na cidade e uma cultura nos hamburguenses de reservarem tempo para o teatro. “Saberão que quatro vezes por mês poderão assistir a uma boa peça”, ressaltou.
Reticências será o primeiro espetáculo
No lançamento do Todos ao Teatro, dia 20, às 20 horas, será apresentada a peça “...” (Reticências). Baseada em fragmentos da obra do romano Lúcio Aneu Sêneca, sobre a brevidade da vida, a peça questiona o tempo (e a falta dele) e a dualidade vida/morte. Além disso, discute como o homem contemporâneo lida com os paradoxos entre o que é imposto pela sociedade e os tradicionais valores que a humanidade tenta preservar.
Grupo: Companhia dos Pés - São José do Rio Preto/SP
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 10 anos
Gênero: Teatro Contemporâneo
Ingressos
O espetáculo de lançamento do “Todos ao Teatro” terá entrada franca. É preciso retirar os ingressos no Centro Municipal de Cultura. Para os demais espetáculos do projeto os bilhetes custam R$ 20,00 para o público em geral. Estudantes e idosos pagam R$ 10,00. Além disso, 25 por cento dos ingressos serão entregues pela Secretaria de Cultura para pessoas que nunca foram ao teatro.