Novo Hamburgo recebe dois novos núcleos de Polícia Comunitária

Com a entrega, o Município passa a contar com 14 núcleos de Policiamento Comunitário, além de uma Patrulha Maria da Penha. Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, a ampliação dos núcleos representa um avanço para a segurança pública. “O policiamento comunitário descentraliza os atendimentos levando a força policial para os bairros, para junto dos moradores”, explica. Conforme o prefeito Luis Lauermann serão beneficiados cerca de 18 mil habitantes com os dois novos núcleos. “Essa ampliação representa mais tranquilidade e segurança para os moradores”, considera.
Em dezembro de 2013, a cidade recebeu a implantação dos oito primeiros núcleos do projeto. Em de julho desse ano, foram implantados mais quatro e uma equipe do programa Patrulha Maria da Penha. Com a ampliação do Policiamento Comunitário, Novo Hamburgo passa a contar o com trabalho de 56 agentes, que recebem o suporte de 14 viaturas, além de equipamentos como algemas, bicicletas, coletes, rádios de comunicação e pistolas. Para garantir a atuação dos policiais, por meio do convênio, o Município repassa mensalmente os valores destinados ao pagamento de auxílio-moradia de R$ 600,00 para cada policial que participa do programa. “Os agentes trabalham mais próximos da comunidade e, a partir disso, definem as ações que auxiliam na diminuição da criminalidade em cada uma dessas regiões”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Egon Kirchheim.
Conceito de Polícia Comunitária
O conceito de Polícia Comunitária tem por objetivo aproximar os policiais e a população, aumentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. É operado a partir de núcleos formados por bairros, atendidos por policiais militares que moram nos locais onde farão o policiamento. O modelo de policiamento comunitário permite uma aproximação entre o cidadão e o policial, por meio de uma relação de comprometimento mútuo pelo bem-estar da comunidade.
Melhorias no Loteamento Kephas
Durante sua fala, o prefeito Luis Lauermann lembrou das melhorias que recentemente o Loteamento Kephas recebeu, como uma Escola de Educação Infantil, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) e uma Academia ao Ar Livre, além do recapeamento da Rua Engenheiro Jorge Schury, que dá acesso à região. “Também implantamos o projeto Mulheres da Paz, que por meio de suas políticas de prevenção pretende diminuir os casos de violência doméstica através da cultura de paz”, informou. A integrante do Mulheres da Paz do bairro Diehl, Luana Jenifer Dias de Oliveira, 29, falou da importância da aproximação da polícia com a comunidade em parceria com o trabalho das Mulheres da Paz. “Esse conjunto de ações tem como objetivo diminuir a criminalidade e os índices de violência e a promoção da paz na comunidade”, resume.
Novos núcleos de Policiamento Comunitário:
13 – Diehl (Kephas)
14 – Roselândia
Núcleos já implantados:
1 – Rio Branco, Vila Rosa, Operário
2 – Rincão, Petrópolis
3 – Primavera
4 – Guarani, Vila Nova
5 – Mauá, Hamburgo Velho
6 – Boa Vista, Ouro Branco e Pátria Nova
7 – Ideal
8 – Canudos (trecho do bairro entre as Ruas Bartolomeu de Gusmão, Cândido Portinari, Ícaro, e Avenida Victor Hugo Kunz
9-Canudos Sul (trecho a partir da Rua Vereador Oscar Horn até a Avenida dos Municípios)
10-Santo Afonso
11 – Boa Saúde
12 – Coordenação