Novo Hamburgo sedia Seminário Regional de Trânsito

Publicada em 02/04/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Seminário Regional de Trânsito reuniu profissionais da segurança pública - Foto: Paulo Barcelos

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e da Guarda Municipal, participou no dia 1º de abril, do Seminário Regional de Trânsito. O encontro, que teve como tema “Década Mundial de Ação Pela Segurança no Trânsito” foi realizado na sede do Sindilojas, no bairro Ouro Branco. O evento é promovido pelo Gabinete do vice-governador do Estado, com a realização do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos. O seminário reuniu profissionais de segurança pública das Guardas Municipais de Novo Hamburgo, Estância Velha, São Leopoldo, Campo Bom, além de representantes da Brigada Militar da região do Vale do Sinos e órgãos de trânsito de municípios da região.

Na abertura do seminário, o vice-prefeito, Roque Serpa, destacou as ações conjuntas realizadas pela Guarda Municipal e a Brigada Militar na área do trânsito e do videomonitoramento. “As duas corporações trabalham em sintonia por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para atender as questões de trânsito e segurança na cidade”, ressaltou. “Recentemente a implantação dos núcleos de polícia comunitária instalados no Município reforçaram essa parceria”, ressaltou.

Durante o dia, cinco palestras abordaram temas como crimes no trânsito, ações pela segurança no trânsito, os impactos dos acidentes de trânsito na sociedade atual, o Código Brasileiro de Trânsito e suas alterações, fator emocional entre outros. O encerramento abordou o uso e as normas para as bicicletas elétricas e ciclomotores.

Objetivo é reduzir acidentes

Conforme o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, tenente coronel Carlos Armindo Thomé Marques, nos últimos anos houve um aumento nos casos de mortes trágicas em acidentes de trânsito. “Isso evidência, infelizmente, uma banalização da vida. Sendo necessária, portanto, a mudança do comportamento social com relação as atitudes de trânsito”, reforça.

Sobre o assunto, o secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, lembrou que no dia 4 de abril, às 9 horas, na sede da Guarda municipal, acontece a sensibilização para a criação do comitê da Operação Balada Segura na cidade. “Essa é uma das ações concretas, que em conjunto com a Brigada Militar e os órgão de trânsito, buscam reduzir os casos de acidentes no Município”, explica.