Novo Hamburgo terá 4,5 quilômetros de ciclovia

Publicada em 29/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Reunião entre Prefeitura e Trensurb apresentou informações sobre a construção da ciclovia - Foto: Luís Francisco Caselani
Como parte do acordo de expansão da Linha 1 da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), uma ciclovia está sendo construída em Novo Hamburgo desde o início de julho. A pista destinada ao trânsito de ciclistas terá dois metros de largura e cobrirá um trecho de 4,5 quilômetros, entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo (no Centro). Na tarde de segunda-feira, 29 de julho, o prefeito Luis Lauermann recebeu em seu gabinete representantes da Trensurb, que apresentaram informações sobre a ciclovia. As autoridades também acompanharam a atual situação da obra, que está na etapa de pavimentação.

Para Lauermann, a ciclovia trará diversos benefícios para o Município. “A ciclovia já fazia parte do projeto inicial da obra, entre outras formas de melhorar a mobilidade urbana da área central de Novo Hamburgo, e traz um espaço para os moradores que utilizam a bicicleta tanto como forma de transporte diário quanto como de lazer”, salientou. A ciclovia será bidirecional e aproveitará o espaço disponível na margem leste do Arroio Luiz Rau. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, a ciclovia irá incentivar do uso da bicicleta. “Os ciclistas se sentem muito mais seguros e respeitados tendo uma faixa exclusiva para eles. O que estamos oferecendo é justamente um local apropriado para moradores que optam pelo uso da bicicleta”, salientou. A previsão é que a obra, que inclui ainda a sinalização do espaço, seja concluída até o final de agosto.

Obras complementares

A construção da ciclovia faz parte de uma série de obras complementares da expansão da Linha 1 da Trensurb até Novo Hamburgo, solicitadas pela Prefeitura e articuladas em conjunto com a Trensurb e o Governo Federal. O prefeito Lauermann recordou ainda a construção de 10 pontes ao longo da Avenida Nações Unidas. “Essa parceria foi fundamental para a confirmação dos recursos para a execução dessas diferentes melhorias”, completou. Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, as obras complementares representam uma forma da empresa atender também as necessidades do Município. “Queremos oferecer benefícios aos nossos usuários sem prejudicar o Município, por isso foram pensadas essas obras compensatórias em conjunto com a Prefeitura”, concluiu.

Por parte da Prefeitura de Novo Hamburgo, participaram também da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, e Especial de Gabinete, Egon Kirchheim. Entre os representantes da Trensurb, estiveram presentes ainda o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes, e o coordenador geral das obras de expansão, Lino Fantuzzi.