Novo Hamburgo vota na Consulta Popular

Publicada em 04/07/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Espaços com grande circulação de pessoas receberam as 200 urnas - Foto: Luisa Venter
Na busca por votos para trazer mais recursos para Novo Hamburgo, a Prefeitura distribuiu 200 urnas por toda a cidade durante toda a quarta-feira, 4 de julho, o dia em que ocorre a votação da Consulta Popular 2012. Os cidadãos hamburguenses votarão nas demandas locais e regionais, que distribuirá os recursos do orçamento 2013 do Rio Grande do Sul entre as cidades. Para os 14 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos (COREDE/VS), serão destinados R$ 12,9 milhões em recursos. A votação ocorre das 9h às 18 horas nas urnas e das 8h à meia-noite na internet. As cédulas trazem as prioridades discutidas nas assembleias municipais da região selecionadas pelo COREDE/VS e o cidadão pode votar em quatro demandas locais e duas regionais.

As urnas de votação foram colocadas em pontos estratégicos do Município, como escolas, postos de saúde, telecentros, rodoviárias e em outros locais de grande circulação de pessoas, além do Centro Administrativo Leopoldo Petry. A artesã, Elise Backes de Carvalho, de 51 anos, pretendia votar pela internet, mas encontrou uma urna no paradão da Avenida Primeiro de Março e acabou votando enquanto esperava o ônibus. “Acho muito importante que todos nós votemos, porque se não nos mobilizarmos, não fazemos as coisas acontecerem. Votei pensando nas demandas da cidade, para conseguir mais recursos para Novo Hamburgo”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo (COMUDE/NH) e diretor do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Paulo Haubert, explicou que além de cartazes, foram distribuídos materiais com os números das demandas de Novo Hamburgo, para que os eleitores saibam em quais temas votar (confira as demandas abaixo). “Temos quatro demandas de grande importância para a comunidade, que são: saúde, educação, segurança e desenvolvimento urbano. Cada voto pode significar em torno de 250 reais para serem investidos no crescimento da nossa cidade. Isso beneficia a todos”, concluiu.

Votações pelo celular

Além de votar nas urnas, este ano é possível votar pelo celular. Por meio de aparelhos smartphones, será possível votar no ambiente virtual, da mesma forma que se faz pela internet, através do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Já nos celulares que não possuem acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS), com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis no Portal.

Demandas Locais:

Saúde

Gestão Financiamento e Infraestrutura do SUS: para reforma e reestruturação do Hospital Municipal

Segurança Pública

Prevenção e Repressão à criminalidade: para aquisição de caminhão tanque para os Bombeiros

Desenvolvimento Urbano e Saneamento

Desenvolvimento Metropolitano Municipal: para aquisição de caminhões pelo projeto CataVida para implementação de Coleta Seletiva, e pavimentação da estrada Presidente Lucena

Educação

Ampliação da Educação Profissional e Tecnológica: para construção de laboratório de informática nas escolas Ayrton Senna, Kurt Walzer, Osvaldo Aranha e Seno Ludwig e espaço pedagógico, sala multimeios, laboratório de ciências, biblioteca e sala de professores na escola Eng. Ignácio Plangg

Demandas Regionais:

Desenvolvimento econômico - para implantação do Centro de Inovação e Tecnologia em Novo hamburgo

Saneamento Regional - para recuperação do Rio dos Sinos