Oficina prestou orientação para elaboração de projetos culturais

Publicada em 27/05/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Artistas e comunidade cultural participaram da oficina - Foto: Paulo Barcelos
Com o objetivo explicar e organizar os projetos culturais baseados na Lei Rouanet, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), realizou uma capacitação no dia 23 de maio. A Oficina de Elaboração de Projetos Salic Web - Lei Rouanet e apresentações de Editais do Ministério da Cultura, foi uma ação organizada em parceria com a Regional Sul do Ministério da Cultura. O evento, aberto aos artistas e a comunidade, aconteceu no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, Centro.

O Sistema de Apoio a Leis de Incentivo a Cultura (Salic) foi criado pelo Ministério da Cultura para apresentação de propostas culturais e acompanhamento de projetos via web. Ele é usado principalmente para inscrições de projetos via Lei Rouanet. Essa Lei existe desde 1991, e serve para captar recursos junto a iniciativa privada para promoção e realização de atividades culturais. O secretário de Cultura, Carlos Mosmann, ressaltou a importância da capacitação. “O Salic possibilita a busca por recursos para fomentar a produção cultural, estimular os artistas, além de dinamizar o setor cultural”, apontou durante o encontro.

Conforme a representante da Coordenadoria da Região Sul do Ministério da Cultura e palestrante do evento, Clara Zitkosci, os interessados em captar recursos pelo mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet podem enviar suas propostas culturais pelo Salic no site: novosalic.cultura.gov.br. “Essa é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural”, destacou Clara. A produtora cultural, Cláudia Kunst, participou da capacitação com a finalidade de saber mais sobre o sistema Salic. “O sistema passou por melhorias e eu vim saber quais são as novidades para o setor cultural”, avaliou.