Olimpíada Escolar promove inclusão em jogos de basquete

Publicada em 28/05/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Jogos de basquete reuniram cerca de 170 estudantes de Novo Hamburgo - Foto: Bruna Provenzano
Realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a Olimpíada Escolar para Todos é prova de que a prática esportiva pode ser usada para promover a inclusão. Exemplo disso foi a disputa da modalidade basquete dos jogos, que aconteceu na terça-feira, dia 28 de maio, e reuniu cerca de 170 estudantes de oito escolas municipais, particulares e estaduais na Sociedade Ginástica, onde também foram realizados jogos com cadeiras de rodas. A competição é organizada pelas secretarias de Educação (SMED) e Esporte e Lazer (SMEL).

Com o apoio técnico da Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (LEME), que emprestou as cadeiras de rodas especiais para os jogos de basquete e ainda orientou os estudantes com a participação de atletas do time, crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) também participaram dos jogos. “Temos duas quadras disponíveis, em uma, acontece o jogo tradicional e, em outra, fizemos o jogo adaptado. Toda as crianças jogam com as cadeiras de rodas, que coloca os atletas em situação de igualdade”, explica o gerente de Esportes da SMEL, Cezar Ribeiro. Além dos três diferentes modelos de cadeira, utilizadas de acordo com a posição dos jogadores, o jogo adaptado contou com uma bola mais leve do que a oficial de basquete.

Inclusão e novas experiências

Com dificuldade de equilíbrio, Eduarda Silver Ausgustin, 8 anos, encontrou na Olimpíada Escolar para Todos a oportunidade de praticar diferentes modalidades esportivas. No ano passado, estreou na natação. Agora, se arriscou entre arremessos e passes de bola no basquete. A mãe, Adriane Luísa Silver, 46 anos, acompanha de perto e com orgulho as novas experiências da filha. “É emocionante ver ela na quadra. Todas estas atividades que estimulam a Duda são importantes para o desenvolvimento dela. A escola trabalha muito bem a inclusão”, conta a dona de casa, se referindo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, onde Duda cursa o 3º ano.

Ao final dos jogos, o secretário da SMEL, Ricardo Ritter, entregou medalhas a todos os alunos, que saíram satisfeitos com a experiência de jogar basquete sobre rodas. “Todos nós temos dificuldades e estes atletas mostraram que é possível realizar atividades esportivas e principalmente de convívio”, destacou Ritter. Esta foi a quarta modalidade da Olimpíada Escolar para Todos. Até julho, serão disputados mais sete esportes. A próxima atividade está marcada para terça-feira, dia 4 de junho, quando serão disputados jogos de punhobol, também na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

Modalidades da Olimpíada Escolar Para Todos

Natação

Futsal

Tênis de Mesa

Basquete

Punhobol

Atletismo

Handebol

Xadrez

Vôlei

Judô

Rugby Tag