Operação Covid dispersa mais de 450 pessoas em aglomerações no fim de semana

O fim de semana seguiu com operações de fiscalização contra eventos e festas clandestinas e aglomerações em Novo Hamburgo, fazendo cumprir o decreto estadual de cogestão do sistema de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Operação conjunta da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros agiu sobre 37 denúncias, dispersando e orientando um total de 456 pessoas.
O local de maior público foi uma festa em residência com mais de 80 pessoas. Entre as medidas aplicadas estão verificação de documentação, orientação, dispersão e fechamentos dos locais.
A operação começou na noite de sexta-feira, 26, quando foram dispersadas 166 pessoas que estavam aglomeradas em 14 locais fiscalizados (quatro bares, seis residências e quatro locais em vias públicas). No sábado, foram 19 denúncias atendidas (uma igreja, três bares, uma boate, sete em residências e sete em vias públicas, com um total de 243 pessoas dispersadas. Já ontem, domingo, foram 4 ocorrências (uma igreja, um bar e duas residências) e 47 pessoas orientadas.
O coordenador da Central de Fiscalização e secretário municipal de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura, pede empatia e responsabilidade individual por parte da população. A maioria das pessoas aglomeradas são jovens.
“Este é o pior momento da pandemia, e estamos verificando aumento de casos graves entre jovens. Se isso não os preocupa, eles precisam ter pelo menos consideração com os mais velhos. Nossos hospitais ainda estão lotados e muitos seguem morrendo por causa do vírus”, reforça.
Para fazer denúncias do descumprimento das regras da bandeira preta, você pode abrir um protocolo junto a Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, através do telefone 3097.9400. Nos outros horários você pode ligar para a Guarda Municipal através do telefone 3524-8737.