Paradão está entregue e aprovado pela comunidade

Paradão está entregue e aprovado pela comunidade

Publicado em 07/10/2019 - Editado em 10/10/2019
No Paradão circulam cerca de 40 mil pessoas por dia e 80% das linhas de ônibus do município passam pelos terminais
Crédito
Lu Freitas

“O Paradão ficou muito melhor do que eu imaginava.” A afirmação é da moradora do Residencial Novo Hamburgo Jurema Martins, 68 anos, quando chegou hoje pela manhã desta segunda-feira, dia 7, na plataforma 1 do Paradão da Primeiro de Março para esperar seu ônibus. Após 90 dias de obras, o local foi reaberto com novidades que mereceram elogios dos usuários. E para auxiliar neste primeiro dia de funcionamento, os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e de Obras, Raizer Ferreira, entregaram um folder com as linhas de cada plataforma, explicando e tirando dúvidas dos usuários.

Entre as principais novidades, a parte traseira do paradão que foi fechada com vidro laminado intercalado com chapa de aço para evitar vento e chuva, bebedouros, 26 novas lixeiras, 14 espaços para cadeirantes, bancos, seis tomadas duplas para carregamento de celular e lâmpadas de LED que garantem mais segurança a quem passa pelo local à noite. “Utilizo diariamente o transporte coletivo e já tomei muito banho dos ônibus e carros porque o Paradão era todo aberto. Agora estou amando as melhorias. Só por isso já está nota 10”, disse Jurema.

Ao seu lado, a moradora do bairro Primavera Jandira Machado Viana, 72 anos, era só elogios. “Ficou muito bom. Está cheio de lixeiras, bancos bonitos e até bebedouros. Espero que agora a comunidade ajude a manter esse espaço limpo para que todos possam se orgulhar da nossa cidade.”

A necessidade de manter o espaço limpo também foi lembrada pela moradora de Hamburgo Velho Nina Nuango. “Está mais do que na hora das pessoas cobrarem umas das outras a responsabilidade de cada um. Não podemos criticar se a gente também joga papel no chão. Pais devem ensinar seus filhos a utilizar as lixeiras. Cada um fazendo sua parte teremos uma cidade muito melhor.”

A remodelação do Paradão faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo com recursos do empréstimo captado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Locais de embarque

Todos os ônibus que tiveram suas linhas alteradas com o fechamento das plataformas, no início de abril em função das obras, retornarão para seus pontos de embarque e desembarque tradicionais. As exceções ficam apenas com as linhas Circular Osvaldo Cruz, Boa Saúde Residencial NH Vila Torres, Erno e Cohaburgo que terão os embarques apenas na plataforma 1.