Participantes do projeto de Economia Solidária recebem Carteira de Artesão

Publicada em 13/08/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A coordenadora do projeto, Maria Isabel Lima, entregando as carteiras de artesão para as participantes da Igreja Mapan - Foto: Bruna Klassmann
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com a Federação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) entregou as carteiras de artesão para onze mulheres do projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, no Município. Receberam o novo documento seis participantes da Incubadora Pública de Economia Solidária e cinco pessoas que fazem parte do grupo da Igreja Mapan, local onde são realizadas as oficinas de artesanato.

A entrega para as participantes do projeto na Igreja Mapan ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 13 de agosto. Com esse documento as participantes comprovam o que desenvolvem com suas habilidades no artesanato. O processo de encaminhamento para a emissão da carteira de artesão iniciou em maio, quando houve uma triagem verificando os tipos de trabalhos artesanais. “Essa identificação de profissional é uma conquista das mulheres que participam do nosso projeto, isso, com certeza, abrirá novos caminhos profissionais”, salientou a coordenadora técnica do projeto, Maria Isabel Lima, durante a entrega dos documentos. Para a participante Enezita Braum, 49 anos, a carteira ajudará na comercialização dos produtos. “Com isso, nós podemos expor nossos trabalhos em feiras, pois agora temos a comprovação que somos profissionais do artesanato”, afirmou.