PELC: saúde e bem-estar para a terceira idade

Publicada em 25/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A aposentada Myrian Ledesma, 62 anos, conta que o programa vai além da atividade física, ele fortalece e cria vínculos de amizade. - Foto: Vanessa Monni
Proporcionar o bem-estar, colocar o corpo em movimento e promover a socialização entre a comunidade. Esses são um dos tantos objetivos do Programa Esporte e Lazer na Cidade de Novo Hamburgo (PELC-NH), voltado a terceira idade hamburguense. O projeto é mantido pela Prefeitura com articulação e organização das Secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e da Educação (SMED).

O programa é divido em núcleos. Atualmente são 16 centros em diferentes bairros da cidade, onde os participantes têm acesso às aulas de Câmbio (vôlei adaptado), Ginástica, Pilates e Ritmos. Em 2015 o programa atendeu mais de 1.500 pessoas, em 2016 esse número deve ser ainda maior. “Os participantes são acompanhados por profissionais onde recebem orientações em relação as atividades propostas”, pontua a diretora da SMEL, Renata Cabrera.

Além da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, o PELC-NH busca estimular a convivência social, e a formação de gestores e lideranças, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como política pública e direito de todos. Para o prefeito Luis Lauermann, o programa é um resgate da autoestima daqueles que participam das atividades. “O programa potencializa o acesso a atividades físicas e culturais em nosso Município”, destaca Lauermann.

Socialização aliada ao bem-estar

Além dos benefícios já citados, o PELC-NH funciona como um agente integrador para aqueles que participam do projeto. Como no caso da aposentada Myrian Ledesma, 62 anos, que participa há três anos no núcleo da Sociedade Ginástica. “Aqui transpiramos alegria e saúde”, conta. “Formamos um grupo maravilhoso”, completa Myrian. “Sempre pratiquei exercícios físicos. E o fator idade não me impediu de continuar. É muito bom estar aqui”, pontua a também aposentada do núcleo da Sociedade Ginástica, Zenaithe Seibert, 77 anos.

Novidades para 2016

Para melhor atender a comunidade, o PELC-NH terá seu número de núcleos ampliado e o projeto passará a contar como mais 5 distribuídos pelo Município. “A ideia é aumentar os serviços oferecidos pelo projeto”, observa Renata. Nesse ano serão oferecidos os seguintes serviços: Pilates, ritmos, câmbio (vôlei adaptado), ginástica e recreação. Aqueles que tiverem interesse em participar, basta ir ao núcleo mais próximo portando documento de identidade e um atestado médico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3595-1577.

Galeria da notícia