Pré-Conferência debate criação do Sistema de Cultura

Durante a atividade, Eduardo Ham relatou diversos exemplos de cidades gaúchas, com base nas medidas ligadas ao patrimônio histórico, e ações necessárias para a elaboração de um Sistema Municipal de Cultura. Entre as medidas, Ham destacou a necessidade da criação de órgãos específicos de gestão, de se fazer planos e fundos de cultura, e de implantar conselhos e demais instâncias para o desenvolvimento do setor. “Como fundamento básico, tudo isso deve melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar um ambiente adequado ao crescimento saudável da sociedade”, afirmou.
Após Ham, Carlos Mosmann apresentou, então, o planejamento 2013. O secretário destacou que, para a criação do Sistema Municipal de Cultura, é necessário antes estabelecer uma política cultural para Novo Hamburgo. Dentro disso, várias ações já estão previstas, com o objetivo de, entre outros, estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos. “A partir disso, teremos condições de implantar o Sistema Municipal de Cultura, que será totalmente transparente e participativo”, frisou.
A próxima e última pré-conferência ocorre no dia 18 de junho, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112 – Centro). A entrada é gratuita e não requer inscrição antecipada. Já a Conferência Municipal de Cultura está agendada para os dias 1º e 2 de julho, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio C. Plangg, 66 – Centro).