Prefeitura e ACI debatem questões da segurança pública

Publicada em 02/03/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Para tratar de assuntos de interesse da comunidade, Prefeitura e ACI estiveram reunidas. Dentre os assuntos tratados, a questão da segurança pública foi o principal tema do encontro. - Foto: Paulo Barcelos
Para tratar de assuntos de interesse da comunidade, a Prefeitura e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI) estiveram reunidas na tarde de segunda-feira, dia 2 de março. Durante o encontro, realizado no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, o prefeito Luis Lauermann recebeu um grupo da associação. Participaram da reunião o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, o diretor de relações institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, o coronel da reserva da Brigada Militar e integrante do comitê de segurança da ACI, Carlos Magno, e o secretário Especial de Gabinete, Gilmar Valadares.

Dentre os assuntos tratados, a questão da segurança pública foi o principal tema da reunião. O prefeito Luis Lauermann definiu o encontro como sendo um momento de diálogo e de encaminhamento de proposições para o tema. “A Prefeitura vem trabalhando de forma positiva e integrada com os órgãos públicos da área da segurança, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), e em alguns casos conta com a participação da sociedade civil organizada no desenvolvimento de ações de combate a violência”, destacou.

Na oportunidade, a ACI apresentou um levantamento sobre o assunto. O presidente Marcelo Clark Alves, explica que como entidade representativa, a ACI busca realizar um trabalho conjunto com os órgãos públicos na busca por melhorias. Sobre o documento, o prefeito disse se tratar de um excelente diagnóstico com boas proposições. “Alguns itens que a ACI nos apresenta já estão sendo contemplados pela Administração Municipal, outros pontos serão tratados de forma conjunta com o Governo do Estado. Um exemplo é a questão da defasagem no efetivo da Brigada Militar para atender a cidade. A interlocução também pretende pedir ao governo estadual que evite a transferência de policiais, além de garantir as horas extras dos profissionais”, ressaltou Lauermann.

O prefeito lembrou que para dar conta da realidade da segurança pública no Município, a Prefeitura mantém de forma conjunta com a Guarda Municipal e a Brigada Militar, o sistema de videomonitoramento e as Operações do Balada Segura e Fecha Quartel. “Recentemente com o apoio da Brigada e da Polícia Civil a Guarda Municipal passou a atuar no programa Crack, é Possível Vencer”, comentou. “Para a manutenção dos 14 núcleos de Polícia Comunitária implantados na cidade, o Município repassa mensalmente os valores destinados ao pagamento de auxílio-moradia para cada policial que participa do programa. Também vale destacar, que no momento está em fase de execução a instalação do videomonitoramento em torno do presídio”, acrescenta.