Prefeitura e Cetran-RS discutem melhorias para o estacionamento rotativo

Para tratar de assuntos como o trânsito e melhorias no sistema de estacionamento rotativo na região central da cidade, aconteceu no dia 28 de março, uma reunião entre a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS). No encontro realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry, também estiveram presentes representantes da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) que administra a Faixa Nobre, Diretorias de Trânsito e de Transporte, Guarda Municipal e Procuradoria Geral do Município (PGM). A equipe do Cetran-RS também visitou o Cartório de Trânsito, na sede da Guarda Municipal.
Conforme explica o técnico do Cetran-RS, Olegário Rodrigues Filho, o conselho tem realizado inspeções em diversos órgãos de trânsito em todo o Estado. "Semelhantemente estamos realizando vistoria aqui em Novo Hamburgo. Como no município se tinha dúvidas sobre o sistema de estacionamento rotativo, assim como outras cidades também possuem, estamos fazendo um acompanhamento desse assunto, e sugerindo alternativas. Como o sistema existente em Novo Hamburgo é um dos pioneiros, existente desde 1978, é normal que haja a necessidade de uma reformulação", aponta. "No entanto, quero elogiar a iniciativa do Município que ao constatar que o sistema estava em desacordo com a regulamentação estadual, imediatamente parou de autuar, apenas emitiu notificações", destacou. Olegário também ressaltou o fato de no Município o estacionamento rotativo ser administrado por uma empresa pública, ao contrário de outras cidades onde o controle é realizado por empresas privadas.
O secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, explica que o sistema de estacionamento rotativo na cidade tem por objetivo garantir a rotatividade de veículos na região central, além de atender a uma reivindicação dos comerciantes e prestadores de serviços da região. "O sistema democratiza as 1800 vagas, permitindo que o condutor permaneça com seu veículo em um determinado local, primeiramente com 20 minutos de isenção, e por até duas horas efetuando o pagamento de R$ 1,00 a hora", esclarece. O diretor-presidente da COMUR, Lino Augusto de Negri, reforça que já estão sendo feitas tratativas para promover adequações no atual sistema da Faixa Nobre.