Prefeitura realiza formatura de alunos da Educação de Jovens Adultos

Publicada em 21/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A aposentada Maria Teresinha Viana Dias estava alegre por concluir o Ensino Fundamental. - Foto: Paulo Barcelos
O Salão de Eventos da Fenac foi palco de muita alegria para 100 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Novo Hamburgo. A Prefeitura, a partir da Secretaria de Educação (SMED), realizou uma cerimônia de formatura dos estudantes na sexta-feira, dia 18 de julho. Os estudantes das cinco turmas de formandos da EJA receberam a certificação do Ensino Fundamental Completo das mãos da primeira-dama Jorgia Seibel e do secretário de Educação, Alberto Carabajal. A solenidade contou com a presença de mais de mil pessoas entre familiares e amigos dos formandos. A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) encantou os convidados com uma apresentação na abertura do evento. Após a solenidade, foi oferecido um coquetel e em seguida aconteceu o tradicional baile de formatura.

A primeira-dama Jorgia Seibel parabenizou os formandos pela iniciativa de retomar os estudos e lembrou, como professora, que a educação tem poder transformador na sociedade. “É uma honra participar desse momento importante. Essa qualificação, através da EJA, vai contribuir para uma melhor qualidade de vida para todos vocês”, ressaltou. Em sua fala, o secretário de Educação, Alberto Carabajal, destacou que a EJA tem contribuído para que aquelas pessoas que, por algum motivo, precisaram se afastar dos estudos possam retornar para a sala de aula e concluir sua formação. “Novo Hamburgo conta com cerca de 500 estudantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Elvira Brandi Grin, Arnaldo Grin, Eugênio Nelson Ritzel e Senador Salgado Filho. Nossa meta é ampliar o número de vagas, oferecendo mais oportunidades de formação para a comunidade”, explica.

Nunca é tarde para aprender

Motivados pela ideia de que nunca é tarde demais para aprender, alguns alunos da EJA decidiram voltar à sala de aula. É o caso da aposentada Maria Teresinha Viana Dias, 58 anos, que parou de estudar quando tinha 11 anos. “Fui encorajada a retomar os estudos e, hoje, estou alegre por concluir esta etapa. Não vou parar por aqui, já estou matriculada no ensino médio”, comentou. Já a dona de casa Fátima Teresinha Pereira Duarte, 54, disse estar realizando mais um sonho. “Recentemente me formei no curso de cuidadora de idosos pelo Pronatec e, agora, após 40 anos fora da escola, consegui concluir o ensino médio”, exalta.

Homenagens

A maioria dos estudantes são trabalhadores que saem direto do emprego e vão para a sala de aula. Na escola, são recebidos pelos funcionários com uma refeição. Para agradecer a esse gesto, que se repetiu durante todo o tempo em que estiveram estudando, fizeram uma homenagem aos funcionários das escolas. A merendeira da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, Emília Almeida Pires, foi uma das funcionárias homenageadas. Ela recebeu das mãos do formando Eliseu Pereira Rosa, um presente como forma de agradecimento. Professores e demais funcionários também foram lembrados.