Proerd forma 450 alunos da rede pública de ensino de Novo Hamburgo

Estudantes destaques foram escolhidos para representar suas turmas e receberam certificado e medalha, entregues por autoridades do Município e militares. Ao final da cerimônia alguns estudantes foram premiados, com bicicletas, material escolar, e outros prêmios. Um dos sortudos, foi Lenon Duarte, 11 anos. O aluno do 5º ano da EMEF Guilherme Gaelzer Neto levou para casa uma bike de 21 marchas. “Estou muito feliz com o presente. Além disso, aproveitei bastante e vou colocar em prática o que aprendi no Proerd”, comentou Lenon.
O vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, esteve presente na formatura e salientou que o programa tem papel importante na prevenção da violência e do alerta aos estudantes sobre os malefícios das drogas. A secretária de Educação, Cristiane Sousa Costa, salientou que o trabalho desenvolvido pelo Proerd tem sido significativo para os alunos da rede pública. “Essa iniciativa representa uma aproximação dos estudantes com a área da educação. Essa é uma parceria que permite ampliar os olhares, agregando força e oferecendo novas possibilidades de escolhas para os alunos”, ressalta. “O objetivo é contribuir para a formação dos estudantes, oferecendo subsídios que ajudem as crianças a se tomarem responsáveis, sempre dizendo não às drogas e à violência”, disse o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim.
Até a formatura, os alunos tiveram uma série de encontros onde foram abordadas noções de cidadania, orientações de boa convivência na sociedade e conscientização sobre os riscos das drogas e da violência. Por meio de demonstrações, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela polícia militar em ocorrências, um pouco do trabalho de ronda e patrulhamento, armas e equipamentos de segurança pessoal.
Entre as autoridades, além do vice-prefeito e dos comandantes da Brigada Militar, estiveram presentes o coordenador do Proerd, o major Cilon Freitas, o secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), Mauro José da Silva, e vereadores de Novo Hamburgo.