Proerd forma 450 alunos da rede pública de ensino de Novo Hamburgo

Publicada em 10/07/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Na cerimônia as crianças proferiram um juramento, se comprometendo a práticar o que aprenderam no Proerd. - Foto: Paulo Barcelos
Mais de 450 alunos da rede pública de ensino de Novo Hamburgo completaram uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo. A formatura aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 10 de julho, no Salão de Atos da Universidade Feevale. Participaram do evento alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dr. Antonio Bemfica Filho, Guilherme Gaelzer Neto, Machado de Assis, e das Escolas Estaduais 25 de Julho, Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig (CIEP) e João Ribeiro. A abertura do evento ficou a cargo da Banda da Brigada Militar.

Estudantes destaques foram escolhidos para representar suas turmas e receberam certificado e medalha, entregues por autoridades do Município e militares. Ao final da cerimônia alguns estudantes foram premiados, com bicicletas, material escolar, e outros prêmios. Um dos sortudos, foi Lenon Duarte, 11 anos. O aluno do 5º ano da EMEF Guilherme Gaelzer Neto levou para casa uma bike de 21 marchas. “Estou muito feliz com o presente. Além disso, aproveitei bastante e vou colocar em prática o que aprendi no Proerd”, comentou Lenon.

O vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, esteve presente na formatura e salientou que o programa tem papel importante na prevenção da violência e do alerta aos estudantes sobre os malefícios das drogas. A secretária de Educação, Cristiane Sousa Costa, salientou que o trabalho desenvolvido pelo Proerd tem sido significativo para os alunos da rede pública. “Essa iniciativa representa uma aproximação dos estudantes com a área da educação. Essa é uma parceria que permite ampliar os olhares, agregando força e oferecendo novas possibilidades de escolhas para os alunos”, ressalta. “O objetivo é contribuir para a formação dos estudantes, oferecendo subsídios que ajudem as crianças a se tomarem responsáveis, sempre dizendo não às drogas e à violência”, disse o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim.

Até a formatura, os alunos tiveram uma série de encontros onde foram abordadas noções de cidadania, orientações de boa convivência na sociedade e conscientização sobre os riscos das drogas e da violência. Por meio de demonstrações, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela polícia militar em ocorrências, um pouco do trabalho de ronda e patrulhamento, armas e equipamentos de segurança pessoal.

Entre as autoridades, além do vice-prefeito e dos comandantes da Brigada Militar, estiveram presentes o coordenador do Proerd, o major Cilon Freitas, o secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), Mauro José da Silva, e vereadores de Novo Hamburgo.