Projeto “Chega de Bullying” certifica 450 alunos

Publicada em 14/12/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Pedro Henrique Vicente Oliveira, 11 anos, e Gustavo Bernardes Carasai, 10 anos, do 5º ano da EMEF João Goulart, receberam certificado pela participação no projeto “Chega de Bullying”. - Foto: Paulo Barcelos
O Departamento de Escola da Guarda Municipal de Novo Hamburgo certificou alunos do programa educação para o trânsito e do projeto “Chega de Bullying”. O evento, realizado na quinta-feira, 10 de dezembro, na Câmara de Vereadores, reuniu alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Ao todo foram entregues 450 certificados. O projeto “Chega de Bullying” surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caldas Júnior, com auxílio da coordenadora Alessandra Brodbeker e da agente da guarda municipal, GM Pedrosa. O projeto foi implantado com a participação da psicóloga Patricia Spindler e da estagiária de psicologia Andressa Furlan. O objetivo é minimizar os casos de bullying no ambiente escolar.

O Programa Educação para o Trânsito criado pela Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), juntamente da Secretaria de Educação (SMED), com o apoio do Setor de Psicologia da Guarda Municipal, tem o objetivo de orientar alunos da rede municipal sobre trânsito. Durante as aulas são abordados princípios básicos e regras de trânsito, visando auxiliá-los no seu dia a dia e também ressaltar princípios de vida, como direito de ir e vir, respeito e conduta.

A agente da guarda municipal, GM Pedrosa, parabenizou os alunos pela formatura, e desejou que todos possam levar um pouco do que aprenderam durante as aulas para suas vidas. Trabalhamos a segurança, também pensando na prevenção à violência, a partir das escolas. O trabalho realizado junto as crianças contribui para a formação dos alunos”, salientou o inspetor chefe do Departamento de Escola da Guarda Municipal (DESC), Jair Van Der Veen. “Em 24 anos de Guarda Municipal, essa é a primeira vez que a corporação realiza um projeto dessa envergadura, e com um resultado tão positivo para a convivência escolar”, destacou o diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos.

Participaram do evento, além de professores das EMEFs, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim, o inspetor chefe da Guarda Municipal Erlinio Botega, e os vereadores Cristiano Coller, e Enio Brizola.