Pronatec apresentou opções de cursos na área do turismo

Publicada em 05/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Participaram do encontro representantes de sindicatos, hotéis, estabelecimentos gastronômicos, agências de viagens turísticas, organizadoras de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas da cidade, entre outros - Foto: Deivid Poncio
Com o objetivo de qualificar o atendimento dos profissionais da área do turismo, visando a Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, estão sendo oferecidos diversos cursos gratuitos para as empresas de Novo Hamburgo, através do programa Pronatec Copa na Empresa. Para esclarecer como participar e quais as especialidades oferecidas, a Secretaria de Turismo do Estado, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), realizou uma reunião com empresários do setor. O encontro ocorreu na terça-feira, 5 de março, na sede do SENAC Novo Hamburgo. Participaram representantes de sindicatos, hotéis, estabelecimentos gastronômicos, agências de viagens turísticas, organizadoras de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas da cidade, entre outros.

São oferecidos mais de 50 cursos nas áreas da saúde, gestão e negócios, hospitalidade, lazer, informação e comunicação, produção alimentícia, produção cultural e design, segurança, desenvolvimento educacional e social, meio ambiente e turismo. As especialidades serão escolhidas pelos próprios empresários do Município e serão ministradas por instituições federais ou pela rede de ensino do sistema “S” (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT), na versão “in company”, que significa que a instituição de ensino disponibiliza professores para lecionar na empresa, ficando assim mais cômodo para os funcionários. Segundo a coordenadora do Programa de Qualificação da Secretaria de Turismo do Estado, Sinthia Mayer, o que define qual será o tamanho do programa em Novo Hamburgo é a necessidade do Município e o interesse dos empresários. “Um dos grandes legados que a Copa vai deixar é a qualificação profissional, por isso nós temos que aproveitar cada oportunidade”, afirmou.

Empresário do ramo hoteleiro, Ricardo Port participou da reunião e aprovou a iniciativa. Para ele, quanto mais qualificação, melhor. “É importante que haja um interesse mútuo dos empresários do setor para que possamos elevar o padrão de atendimento do Município, pois o nível das outras cidades também está cada vez maior”, salientou.

De acordo com a diretora de Turismo da SEDETUR, Rosi Fritz, as empresas terão até o dia 11 de março para apresentarem seus cursos de interesse e, a partir daí, será feito um trabalho de integração destas empresas para que as turmas possam ser fechadas. Empresas e instituições que não participaram da reunião, mas que querem fazer parte de algum dos cursos devem ir até o Receptivo Turístico, que fica na Praça do Imigrante, no Centro. Mais informações pelo telefone 3527-1692.

O Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) faz parte da estratégia de desenvolvimento nacional que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade. O principal objetivo das capacitações é a qualificação no atendimento dos estabelecimentos. Para a realização da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, foram adotadas medidas para o bom desempenho do País durante a realização dos eventos, como a criação do Pronatec Copa na Empresa, criado a partir do Pronatec Turismo.