Quem Quer Brincar nas Férias reúne crianças no período de recesso escolar

Publicada em 13/02/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Desde o dia 5 de fevereiro, os pequenos já brincaram com farinha, bexigas d água, tinta e brinquedos dentro do gelo, dentre outras atividades. - Foto: Jorge Boruszewsky

Normalmente as férias são marcadas pelo período em que os alunos estão longe da escola. Mas toda regra tem sua exceção, e para mais de 600 crianças entre dois e cinco anos de idade que frequentam o projeto Quem Quer Brincar nas Férias?, este período foi de diversão dentro da escola. A iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SMED), e ocorreu em todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). “A nossa preocupação foi pensando nos pais, que muitas vezes não têm com quem deixar os seus filhos nessa época”, destaca o secretário da SMED, Alberto Carabajal. A atividade teve seu início no dia 5 de fevereiro e encerra na sexta-feira, dia 13.

Uma dessas EMEIs foi a Sementinha Viva, localizada no bairro Roselândia. A escola atende 35 alunos nos turnos da manhã e tarde, promovendo atividades recreativas, que habitualmente eles não fariam em sala de aula, como explica a diretora Olga Schuch. “A nossa intenção é que as crianças aprendam brincando, contemplando todas as linguagens pedagógicas, afinal, elas estão de férias, por isso, proporcionamos atividades diferentes do que elas estão acostumados no ano letivo”, destaca a diretora.

A coordenadora pedagógica da EMEI, Juliana Zinn, explica que os professores e diretores tiveram uma formação no ano passado, ministrada pela assessoria da SMED. Nela, os educadores puderam aprender como desempenhar essas atividades, que mesclam o brincar e o ensinar. “Essa iniciativa busca inserir os professores nas diversões corriqueiras dos alunos, fazendo com que ele deixe de ser o condutor da brincadeira, passando a brincar junto, remetendo ao tempo de criança”, explica Juliana.

A professora Priscila Campos é uma das que está voltando a infância através do projeto. Ela observa que os alunos otimizaram o aprendizado, despertando várias habilidades e conhecimentos, que demorariam mais para aprender normalmente. “Estamos ensinando de uma maneira fácil e simples, isso auxilia no desenvolvimento das crianças. Além disso, é uma sensação muito boa poder ser criança novamente”, descreve a professora. “As crianças perderam o espírito criativo com esses brinquedos tecnológicos. Nós queremos que eles interajam mais com a natureza, trazendo referências de como as gerações anteriores se divertiam”, completa a diretora Olga.

Os beneficiados são os pequenos, que desde o dia 5, já brincaram com farinha, bexigas d'água, tinta e brinquedos dentro do gelo. “Eu adorei jogar as bexigas d'água. É muito legal estar na escola nas férias”, descreve Eduardo Rosa da Silva, de 4 anos. “Esses dias fizemos brigadeiro e levamos pra casa, e hoje pintamos com tinta”, enaltece Bruna Irene Maurer, também de 4 anos.