Resíduos jogados na rua provocam entupimento das redes de drenagem

Publicada em 11/01/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Aprofundamento e alargamento da calha do Arroio Luiz Rau resultaram no fim de alagamentos históricos - Foto: Ronan Dannenberg
Nos constantes serviços executados pela Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) nas redes de drenagem em Novo Hamburgo, as equipes constataram um grande acúmulo de resíduos sólidos nas tubulações. O lixo jogado na rua, em valas e em arroios prejudica a eficiência do sistema. Em mais recente caso, equipes da SEMOPSU retiraram 60 metros cúbicos de lixo da Casa de Bombas, um dos principais destinos do esgoto pluvial da cidade. O volume equivale a dez ônibus, o que representa a grande quantidade de resíduos que são jogados em via pública.

O alerta vai ao encontro das diversas ações executadas pela Administração nos últimos anos, que acabaram com problemas históricos de alagamentos no Município. Entre as medidas, está a canalização do Arroio Guarani e do novo sistema de drenagem na Rua Andrade Neves. Também estão as obras complementares as quais a Prefeitura buscou recursos junto ao Governo Federal para que fosse aprofundada e alargada a calha do Arroio Luiz Rau, na Avenida Nações Unidas, incrementando a extensão da Linha da Trensurb até Novo Hamburgo, e resolvendo problemas históricos no entorno da Estação Rodoviária Normélio Stabel. A lista de melhorias ainda contempla a dragagem do Arroio Pampa, a limpeza do Arroio Peri, a reforma geral da Casa de Bombas e outras tantas medidas que qualificaram o sistema de drenagem no Município.

“Temos um sistema de drenagem eficiente. Novo Hamburgo não passa mais por situações de enchente que até bem pouco tempo eram frequentes com volumes de chuva até menores”, atesta o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Enio Brizola. “Mas precisamos despertar essa consciência na população, que jogar lixo na rua traz prejuízos para a própria comunidade e provoca problemas no sistema”, complementa o secretário.

Segundo as equipes da Diretoria de Esgotos Pluviais (DEP), são encontrados os mais diversos tipos de resíduos na rede de drenagem municipal. Em grande número, estão as garrafas pet, seguido de pneus, pedaços de madeira e outros materiais. “Em muitos casos já encontramos até capacetes de moto e sacos de lixo prontos para serem levados pelo serviço de recolhimento, mas que algum morador acaba optando por jogar em um arroio”, relata o diretor do DEP, Jorge Koch. “O problema, às vezes, é tão grande, que precisamos deslocar um significativo número de máquinas e trabalhadores para resolver o problema, como foi o mais recente no recolhimento dos resíduos na Casa de Bombas”, observa Koch.

Como colaborar:

- Ficar atento e respeitar os dias de coleta de lixo urbano

- Contribuir com a limpeza das ruas, colocando o lixo separado, em local adequado, para facilitar a coleta regular do Município

- Não depositar lixo ou qualquer tipo de resíduo nas margens ou leitos de arroios e em via pública