Reunião avaliou e projetou ações para a segurança pública

Com o objetivo de avaliar as ações na área da segurança pública e debater novas intervenções, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), reuniu as forças policiais do Município. Estiveram presentes no encontro, realizado no gabinete do prefeito, representantes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Conforme o prefeito Luis Lauermann, a reunião reafirmou o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido. “Vamos seguir avançando de forma conjunta na prevenção da criminalidade e na promoção de melhorias que garantam mais segurança para a comunidade”, salientou.
O secretário do GGI-M, Mauro José da Silva, explica que o órgão tem o importante papel de articulação entre as forças policiais, órgãos públicos e sociedade na busca conjunta do enfrentamento do tema da segurança pública. A Prefeitura, por meio do GGI-M, vem investindo na área da segurança, como na adesão aos 14 núcleos de Polícia Comunitária e a instalação do videomonitoramento em torno do presídio. “ Nossa tarefa é dar continuidade às parcerias que já estão estabelecidas oferecendo mais tranquilidade para a população”, comenta o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Egon Kirchheim. O diretor da Guarda Municipal, Everaldo de Souza, também destacou a boa relação entre as corporações. “A Guarda Municipal já vem trabalhando de forma conjunta com a Brigada Militar, no videomonitoramento e nas Operações do Balada Segura e Fecha Quartel. E recentemente com o apoio da Brigada e da Polícia Civil a Guarda Municipal passou a atuar no programa Crack, é Possível Vencer”, apontou.
Representando a Brigada Militar, o tenente-coronel, Luis Fernando falou sobre o fortalecimento das ações. “Vamos continuar trabalhando para que as operações integradas consigam atingir novos resultados atendendo as demandas da população”, resumiu. O delegado da 3ª delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM), Rosalino Constante Seara, adiantou que serão reforçadas as ações de combate a criminalidade, em especial os casos de roubos de veículos. “Com o apoio da sociedade civil organizada vamos incentivar que comerciantes e comunidade instalem câmeras de monitoramento, viradas para a rua, na frente das casas e estabelecimentos. Esse monitoramento vai complementar o videomonitoramento que já é desenvolvido pela Prefeitura”, explica.
Uma das preocupações debatidas durante a reunião diz respeito a carência de efetivo na Polícia Civil e Brigada Militar. “Vamos apresentar essa reivindicação da comunidade para a Secretaria de Segurança do Estado, além de pedir mais investimentos para a área da segurança pública”, adianta o prefeito Lauermann. Outras sugestões também foram propostas durante o encontro e serão analisadas.