Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo prorroga prazo de inscrição de editais de fomento ao setor audiovisual

Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo prorroga prazo de inscrição de editais de fomento ao setor audiovisual

Linha de apoio
Os editais em parceria com Agência Nacional do Cinema (Ancine) tem inscrição gratuita e juntos somam R$5.650.000,00
Publicado em 14/05/2020 - Editado em 18/05/2020
Crédito
Arte/Cultura

Por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo prorroga até as 18h de quarta-feira, 15 de julho de 2020, os cinco Editais de Fomento ao setor Audiovisual: Edital de Fomento a Realização de Curso de Capacitação, Edital de Desenvolvimento a Produção Audiovisual, Edital de Fomento a Produção Audiovisual, Edital de Fomento a produção de Jogos Eletrônicos e Edital de Fomento a Realização de Festival.

Poderão participar da concorrência aberta Pessoas Jurídicas de direito privado com fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio Grande do Sul há pelo menos 12 meses contados do último dia de inscrições neste edital, que estejam com registro regular na ANCINE.

O Secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, ressalta a importância dos Editais para o município. “Proporcionar, nesse momento, oxigênio, vida e esperança para o audiovisual é algo que orgulha nossa cidade. Trata-se de uma iniciativa que desenvolvemos desde 2017 e que trará para Novo Hamburgo muitos projetos, experiências e investimentos em serviços, quando a seleção estiver finalizada e a retomada das atividades estiver liberada em, função da epidemia”, afirma Ralfe.

Cabe salientar que estes editais são realizados a partir de complementação de recursos pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e pelo Regulamento Geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro – PRODAV.

Observa-se que todas as obras premiadas deverão corresponder com os objetivos de fortalecimento e desenvolvimento do setor audiovisual, bem como ampliar a divulgação, o acesso, a democratização e a descentralização do acesso às obras audiovisuais, além de fomentar a inovação e incentivar a pesquisa, a reflexão e a produção de memória acerca do setor audiovisual.

Ralfe ainda reitera o impacto do audiovisual na economia local. “Elegemos o audiovisual pela possibilidade econômica evidente, a partir do Fundo Setorial do Audiovisual, e pela articulação e contratação de profissionais das diferentes áreas técnicas e artísticas. Para que um filme seja filmado, é fundamental uma rede de serviços integrada como hotel, restaurante, locação de imóveis e equipamentos, etc. Isso acaba impactando na economia local.”

Para envio de propostas, como recursos orçamentários, prazos e condições de participação nos cinco editais, acesse o link (clique aqui) ou entre em contato pelo e-mail poloaudiovisual@novohamburgo.rs.gov.br.

EDITAL DE FOMENTO A REALIZAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

O chamamento n°10/2020 prevê a concorrência pública para a seleção de um projeto de capacitação profissionalizante para a contratação de operação financeira exclusivamente na forma de investimento. O programa de capacitação deve ser uma ação estruturada com o objetivo de aperfeiçoar habilidades e aprofundar conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais para atuação profissional na indústria audiovisual.

O proponente deve apresentar formas de execução para programas de qualificação técnica e capacitação gerencial para a atividade audiovisual, voltados para pessoas acima de 16 anos, sejam eles profissionais já atuantes na área cultural ou não.

EDITAL DE DESENVOLVIMENTO A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O chamamento n°11/2020 visa selecionar propostas de desenvolvimento de obras audiovisuais que podem ser seriadas (destinadas aos segmentos de comunicação de massa como TV paga, radiodifusão pública como a TV aberta, vídeo por demanda como as plataformas de SVoD ou outro formato over the top como as webseries), longa-metragem, seriadas de animação ou seriadas de documentário.

A obra seriada de longa-metragem é compreendida por obras cinematográficas com duração superior a 70 minutos, finalizada em película 35 mm ou em formatos digitais de alta definição, com resolução mínima de 1080x1920 pixels. A obra seriada de televisão será concebida na forma de episódio-piloto, com especificações de qualidade similares às obras de longa-metragem. E as obras seriadas completas são produções audiovisuais que, sob o mesmo título, sejam produzidas em capítulos ou episódios.

Ao todo, dez projetos de desenvolvimento de episódios-piloto de obra seriada de ficção, três projetos de desenvolvimento de longa-metragem ou obras seriadas de animação, e um projeto de obra seriada de documentário serão premiadas pelo edital.

EDITAL DE FOMENTO A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O chamamento n°12/2020 prevê a realização de obras cinematográficas de longa-metragem com mais de 70 minutos de duração, e obras cinematográficas de curta-metragem, com duração igual ou inferior a 15 minutos de duração. Observa-se que este edital é voltado para novos realizadores, ou seja, diretores que tenham dirigido no máximo um longa-metragem já finalizado.

Ao todo, três produções de longa-metragem de ficção em distintas categorias de financiamento, e cinco produções de curta-metragem de ficção, animação ou documentário serão premiadas pelo edital.

EDITAL DE FOMENTO A PRODUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS

O chamamento n°13/2020 visa selecionar projetos para a produção de jogos eletrônicos, para exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis. Compreende-se como jogo eletrônico a produção audiovisual cujas imagens são alteradas em tempo real a partir de ações do(s) jogador(es).

Este edital promoverá a realização de quatro jogos eletrônicos em distintas categorias de financiamento, e é voltado para novos desenvolvedores, ou seja, aquele que tenha desenvolvido no máximo um jogo eletrônico finalizado e lançado comercialmente, e que tenha participação na propriedade intelectual do mesmo. Para contabilizar a pontuação de “novos desenvolvedores”, essa pessoa deverá ser designada como líder do projeto.

EDITAL DE FOMENTO A REALIZAÇÃO DE FESTIVAL

O chamamento n°07/2020 prevê a seleção de um projeto para a realização do Festival de Pilotos de Série de Novo Hamburgo, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do setor audiovisual, bem como de democratizar, descentralizar, fomentar a inovação e ampliar a divulgação e o acesso às produções do setor, entre outros.

O festival será uma ação técnica com a exibição competitiva, ou não, de produções audiovisuais de Pilotos de Série. Premiação de obras, de autores, artistas e profissionais podem ser parte do festival, bem como em seu conjunto, o festival pode conter mostras paralelas/itinerantes, seminários, oficinas, palestras e discussões sobre políticas públicas e do mercado audiovisual.