Secretaria de Desenvolvimento Econômico desburocratiza processos de alvarás

Secretaria de Desenvolvimento Econômico desburocratiza processos de alvarás

Publicado em 13/04/2020 - Editado em 22/04/2020
Crédito
Arte/PMNH

Novo Hamburgo dá um passo muito importante para agilizar a instalação de novas empresas no município. Em um processo constante de simplificação dos processos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir de agora, depois do registro do CNPJ pelo empreendedor no site (ver abaixo), a pasta faz a análise do pedido de inscrição municipal, solicitação de 1º alvará e alteração de alvará, bem como licenças sanitárias e ambientais automaticamente via internet.

“Quando assumimos, a primeira tarefa foi organizar a Secretaria. Feito isso, passamos para a etapa de selar parcerias e, então, inauguramos a Sala do Empreendedor, que centralizou os processos envolvendo o empreender no município. Agora, vamos evoluir, proporcionando que parte dos serviços sejam solicitados pelo ambiente digital”, explica a diretora de Empreendedorismo, Ana Schenkel.

Outras facilidades implementadas são a impressão de alvarás emitidos a partir do dia 27 de março de 2020 e o pedido de renovações de alvarás se o CNPJ já estiver registrado na RedeSim. Todos os serviços podem ser acessados no site https://novohamburgo.rs.gov.br/servicos/alvara-funcionamento-localizacao.

A simplificação dos serviços será possível porque o município integra a RedeSim da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul.

A Sala do Empreendedor, localizada no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, seguirá atendendo, por agendamento, os Microempreendedores Individuais (MEIs), autônomos, e serviços como renovação de alvará anterior a 20/11/2018, baixa MEI, processos protocolados e dúvidas sobre a RedeSim depois do término do Decreto de Calamidade Pública em vigor até o dia 19 de abril.