Secretaria de Educação reforça promoção da igualdade racial nas escolas

Linha de apoio
Formação iniciou em março e segue até setembro
Publicado em 24/05/2023 - Editado em 15/10/2024 - 10:37
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A professora Fernanda é uma das representantes de Novo Hamburgo no curso de formação
Crédito
Bruna Provenzano/PMNH

Com o objetivo de intensificar as ações, sensibilizar e capacitar profissionais sobre a necessidade urgente de promover um ambiente escolar inclusivo, que valorize a diversidade étnico-racial e a empatia, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo participa do curso Uniafro para Gestores - Aperfeiçoamento em Gestão da Política de Promoção da Igualdade Racial da Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Compreendemos a urgência de tratarmos de temáticas que reforcem a escola como ambiente seguro, respeitoso e empático, onde todos se sintam bem e possam aprender com qualidade. Já temos uma caminhada neste sentido e esta formação qualifica a proposta desenvolvida na Rede Municipal de Ensino hamburguense. A pesquisa nos leva a construir políticas públicas que são capazes de transformar a realidade”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

A formação iniciou em março e segue até setembro. Na semana passada, os representantes de Novo Hamburgo que participam da formação apresentaram à equipe de assessores da SMED propostas que já foram elaboradas a partir dos temas abordados durante os primeiros módulos do curso. O grupo também falou sobre os principais desafios enfrentados até agora, dados da Rede Municipal de Ensino e experiências que foram colocadas em prática, além de propostas futuras. Participam da formação as professoras Caroline de Aguiar da Cunha (EMEI Alecrim) e Fernanda Duarte de Oliveira (EMEB Prof. Adolfina Diefenthäler), a coordenadora pedagógica Pâmela Gonçalves (EMEI Negrinho do Pastoreio), o diretor Eduardo Zanette (EMEI Irmã Valéria) e a assessora pedagógica Darjela Cima (SMED). Estes profissionais integram o Grupo de Trabalho responsável por elaborar o projeto de implementação da Educação das Educações Étnicos-Raciais (ERER) na Rede Municipal de Ensino, ao final do curso. “Estou muito feliz de estar aqui, como criança que nasceu e cresceu em Novo Hamburgo e hoje, como professora, posso falar sobre igualdade racial para outros educadores”, destacou Fernanda.