SECULT realizou a 2ª Pré-Conferência Municipal de Cultura

Presente no evento, o diretor de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), João Pontes, ressaltou em seu discurso o acesso a cultura. “Este é um direito básico de ‘bem viver’ que deve ser garantido a partir dessas conferências”, considerou. Quem também palestrou foi o coordenador do Laboratório de Políticas Culturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexandre Santini, que elogiou a iniciativa da SECULT. “Este espaço é um importante mecanismo de diálogo entre o poder público e os artistas da cidade. As decisões aqui definidas beneficiarão a cultura no Município”, avaliou.
Para a bailarina Kaciele Wilbert, a reunião é uma oportunidade para os artistas mostrarem suas contribuições visando melhorias para o setor. “Estes encontros nos possibilitam a participação direta na definição dos avanços esperados pela classe artística”, definiu. Pensando na participação de todos, e na acessibilidade, foi disponibilizado um telão para que portadores de deficiência física pudessem acompanhar a pré-conferência. Os equipamentos foram instalados no primeiro andar da casa do Espaço Cultural Albano Hartz. Também estiveram presentes no evento os vereadores Roger Corrêa, Gilberto Koch, e o coordenador de políticas Públicas para a Juventude, Eliandro Cantini.
Conferência Municipal de Cultura ocorre nos dias 1º e 2 de julho
As duas pré-conferências realizadas antecederam a Conferência Municipal de Cultura, que tem o lema “Construindo uma política cultural para Novo Hamburgo”, e está agendada para os dias 1º e 2 de julho, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio C. Plangg, 66 – Centro). O diretor de Cultura, Fábio Kossman, ressaltou a importância da participação da comunidade na Conferência. “A presença dos artistas e produtores culturais é fundamental para a organização do setor cultural e do acesso à cultura para toda a comunidade hamburguense”, disse.