Semana do Empreendedor formalizou 97 profissionais

Publicada em 11/07/2012 - Atualizada em 17/10/2024
SEBRAE e SEDETUR atenderam os micro empreendedores sobre formalização e crédito durante a Semana do Empreendedor Individual - Foto: Luísa Venter
A Semana do Empreendedor Individual, que ocorreu em Novo Hamburgo de 2 a 6 de julho, contabilizou mais de 200 atendimentos, 30 empreendedores certificados em cinco oficinas e um total de 97 formalizações de novos empreendedores. Dessas formalizações, 50 foram mediadas por atendentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) diretamente da tenda montada na Praça do Imigrante, no Centro. O evento é uma ação nacional do SEBRAE, que este ano veio a três cidades gaúchas. Em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), o SEBRAE orientou empreendedores individuais sobre formalização, processo de alvarás e sobre o Programa de Microcrédito. Além disso, duas turmas, uma pela manhã e uma à tarde, participaram das Oficinas SEBRAE para o Empreendedor Individual (SEI), que duraram cinco dias.

A técnica de atendimento do Sebrae, Carolina Rostirolla, explicou que, além de dar início na formalização, o SEBRAE prestou serviços de assessoria de gestão nas áreas de marketing, finanças e plano de negócios. Segundo o gerente de Microempresas da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves, a parceria foi muito positiva. “A semana foi muito produtiva, principalmente pela busca por conhecimento por parte dos microempreendedores individuais. Depois de formalizados, eles passam a existir no mercado e buscam crescer e aprimorar o seu negócio”, afirmou.

Oficinas

As oficinas do SEI ocorreram de forma gratuita e foram destinadas para empreendedores já formalizados que buscam qualificação e obter a sustentabilidade de seus negócios. A capacitação, composta de cinco temas, ocorreu durante os cinco dias de evento. A artesã, Maria Derli Bernardes, participou das oficinas à tarde e ficou mais confiante para abrir seu próprio negócio. “As aulas foram maravilhosas, aprendemos sobre vendas, compras e como crescer. Tinha muito medo de dar um passo muito grande, mas agora estou confiante, minha loja vai prosperar”, concluiu.

Receberam certificados os empreendedores que participaram das cinco oficinas, completando 15 horas de aula. Foram elas: SEI Empreender, para compreender os princípios do empreendedorismo, descobrir o potencial empreendedor e aprender a tomar decisões; SEI Planejar, sobre a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados; SEI Controlar meu dinheiro, para aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro e o fluxo de caixa; SEI Comprar, sobre a importância dos elementos que envolvem o processo de compras; e SEI Vender, que contribui para que o empreendedor individual pense nas suas vendas, entenda as necessidades do mercado e amplie as possibilidades de crescimento do seu negócio.