Seminário marca início do segundo semestre nas escolas municipais

Com o tema “Entre o ser e o fazer: competências socioemocionais e a aprendizagem”, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realizou mais uma edição do tradicional Seminário da Rede Municipal de Ensino. Em formato virtual e transmitida ao vivo pelo YouTube, na segunda-feira, dia 2 de agosto, a ação contou com a participação de palestrantes convidados e reuniu cerca de 8 mil espectadores entre educadores das escolas municipais e espaços pedagógicos da cidade e também profissionais de outros estados. O prefeito em exercício, Márcio Lüders, acompanhou o seminário e destacou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. “Neste momento desafiador precisamos construir caminhos e alternativas. Fico feliz de estar neste seminário, que debate temas relevantes e que irão contribuir para termos não só uma cidade, mas um país melhor”, afirmou o chefe do executivo. A gravação do seminário está disponível no canal da SMED no YouTube e pode ser acessada no endereço www.youtube.com/smednh.
O seminário marcou o início das atividades do segundo semestre na Rede Municipal de Ensino. Enquanto os estudantes realizavam atividades remotas, os professores e demais funcionários das escolas participaram da atividade de formação. As temáticas foram planejadas com foco em importantes questões afetadas pela pandemia como os aspectos socioemocionais e a avaliação da aprendizagem. “Desejamos iniciar este segundo semestre com foco na aprendizagem, que é a nossa meta principal. Sabemos do papel fundamental do professor neste processo e, por isso, estamos construindo alternativas e possibilidades de forma coletiva. A tecnologia e a estrutura são importantes, mas nada substitui a intencionalidade pedagógica do professor”, afirmou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Competências socioemocionais
O turno da manhã contou com a participação da psicóloga e mestra em psicologia social, Bianca Stock. A partir da palestra “Afetos, emoções e interações na escola: como promover um ambiente saudável para todos”, a professora de cursos de pós-graduação abordou os principais desafios de convivência e a busca do bem-estar no contexto da educação. “A escola é do cotidiano e precisa se deixar atravessar pelos acontecimentos da vida. Convido vocês ao desafio de pensar a escola como grande espaço civilizatório em que a gente aprende a conviver, a escutar, aprende sobre as diferenças e a estar com pessoas diferentes, aprende a cumprir acordos. E neste sentido, o conflito é inerente à vida”, afirmou a psicóloga.
Avaliação da aprendizagem
Realizada no mês de junho com a participação de mais de 90% dos estudantes de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a avaliação diagnóstica da Rede Municipal de Ensino apresentou resultados que vêm norteando a elaboração de estratégias para a consolidação das aprendizagens. Embora já conhecessem o resultado obtido por seus estudantes, durante o seminário, os professores puderam conferir os dados gerais da avaliação. A partir deste contexto, a palestra do turno da tarde ficou a cargo do professor e doutor em Física Thomaz Edson Veloso, que abordou a temática “Avaliação da e para aprendizagem: entendendo contextos para propor ações”. Ao tratar dos desafios enfrentados pela educação durante a pandemia, o educador enfatizou a importância dos recursos avaliativos. “A avaliação é inerente a qualquer processo pedagógico. Avaliar para entender é um subsídio para melhorar a prática profissional do professor”, resumiu.