Simulação de acidente chama a atenção na Semana Nacional do Trânsito

Publicada em 24/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A cena da simulação de acidente de trânsito chamou a atenção de quem passava pela Rua Lima e Silva esquina com a Avenida Pedro Adams Filho, no Centro. - Foto: Paulo Barcelos
Uma moto e dois carros amassados, seis vítimas ensanguentadas, uma delas presa às ferragens. A cena da simulação de um acidente de trânsito chamou a atenção de quem passava pela Rua Lima e Silva esquina com a Avenida Pedro Adams Filho, no Centro. A ação, realizada na manhã de quarta-feira, dia 24 de setembro, faz parte da Semana Nacional do Trânsito. A atividade foi organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), através da Guarda Municipal. O objetivo da atividade é conscientizar a população quanto ao perigo da alta velocidade e da mistura de álcool e direção.

Durante a interpretação foram simulados os resgates de seis vítimas do acidente, dentre elas o de uma criança que estava na moto, sem capacete, com sua mãe que também se feriu. A colisão foi ocasionada por um condutor embriagado. A motorista de um segundo automóvel ficou presa nas ferragens e precisou da intervenção dos bombeiros para ser removida. Apesar de ser uma interpretação, o movimento chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local. A técnica em segurança do trabalho Letícia Rodrigues, 25, aprovou o exercício. “Além de mostrar como funciona o atendimento dos primeiros socorros às vítimas, acredito que essas ações ajudam a alertar os condutores a terem mais cuidado no trânsito, e principalmente sobre os perigos de se dirigir alcoolizado”, aponta.

Participaram da simulação atores do grupo de teatro Canal Livre e agentes da Guarda Municipal, socorristas do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), voluntários do Núcleo Operacional em Emergências - RS Resgate do Município de Gravataí, grupo de Socorristas Anônimos de Cachoeirinha (SAC) e Unimed, além de pessoas que atuaram como as vítimas do acidente. “A simulação busca chamar a atenção dos usuários das vias sobre as consequências de um acidente de trânsito e principalmente sobre os resultados que pode ocasionar, desde ferimentos até o óbito”, esclarece o guarda municipal Adriano Saraiva, organizador do evento.

Concurso premiou vídeos sobre trânsito produzidos por alunos de escolas municipais

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, uma mostra de vídeos sobre segurança no trânsito, escolheu na tarde de terça-feira, dia 23 de setembro, o melhor material produzido por alunos de 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as de Ensino Fundamental (EMEFs). O evento realizado no Centro de Cultura, contou com o apoio da mascote da Guarda Municipal, além de esquetes do grupo de teatro Canal Livre da Guarda Municipal, e do CFC Valderez. Sob a orientação de seus professores, os alunos produziram seus vídeos relacionados ao tema da Semana Nacional do Trânsito: Prioridade e Proteção ao Pedestre.

Uma comissão constituída por representantes das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), de Educação (SMED), Guarda Municipal, Brigada Militar, e CFC Valderez, avaliaram os 14 vídeos com duração máxima de cinco minutos. Foram analisadas a criatividade, legalidade da mensagem, didática, qualidade do vídeo, metodologia para alcançar o público-alvo. Conforme o secretário de Educação, Alberto Carabajal, o objetivo de envolver a comunidade escolar no debate sobre trânsito seguro foi alcançado.

Vencedores

A turma do primeiro ano B, da EMEF Dr. Jacob Kroeff Neto, produziu o melhor vídeo segundo a comissão avaliadora. Com a ajuda da professora Suzana Klein, o grupo levou além de um troféu de participação, ingressos para o Cinespaço. Na categoria educação infantil, a EMEI Joaninha ficou em primeiro lugar e levou como prêmio ingressos para o Inflável Park.