Sistema de monitoramento do presídio evita fuga de preso
Publicada em
02/04/2015
- Atualizada em
17/10/2024
Um detento foi interceptado quando tentava fugir do Instituto Penal de Novo Hamburgo, na tarde de quinta-feira, dia 2 de abril. - Foto: Divulgação/Coive
Um detento foi interceptado quando tentava fugir do Instituto Penal de Novo Hamburgo, na tarde de quinta-feira, dia 2 de abril. Os agentes da Guarda Municipal e da Brigada Militar, que fazem o monitoramento das câmeras de vigilância no Centro de Operações Integradas de Vigilância Eletrônica (COIVE), perceberam a movimentação e alertaram os agentes da Susepe, que imediatamente impediram a fuga. O preso já estava sobre o muro da casa prisional quanto os agentes da Susepe chegaram, evitando que ele fugisse.
O sistema de monitoramento no entorno da casa prisional foi implantado no mês de março pela Prefeitura em conjunto com a comunidade, com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Brigada Militar e direção do presídio. O sistema de vigilância eletrônica é composto por nove câmeras (oito fixas e uma móvel). Para as melhorias a Prefeitura investiu R$ 200.000,00. As imagens geradas a partir das câmeras são monitoradas por meio de dois pontos de monitoramento (um no IPNH e outro no COIVE).