SMED detalha resultados da avaliação diagnóstica para educadores

Com o objetivo de promover o debate a reflexão sobre os resultados da avaliação diagnóstica realizada com as turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em março deste ano, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realizou um encontro com os Coordenadores Pedagógicos que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica. Na ocasião, os educadores puderam conhecer detalhes dos resultados das avaliações que foram aplicadas com o intuito de identificar as habilidades desenvolvidas e as dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação à Língua Portuguesa e à Matemática, além da avaliação de escrita e fluência na leitura nas turmas de 2º e 5º anos. Também, a partir da análise dos resultados, discutiu-se sobre possibilidades de formação, qualificação e intervenção pedagógica, visando a aprendizagem de todos os estudantes.
A avaliação em larga escala desenvolvida pela Secretaria de Educação e aplicada em todas as escolas de Ensino Fundamental, considera a realidade local e alcança ferramentas digitais importantes, subsidiando os professores para uma intervenção didático-pedagógica qualificada e personalizada, já que a plataforma onde os resultados são lançados informa em quais habilidades cada estudante apresentou dificuldade e em quais ele consolidou a aprendizagem. Também, é possível levantar dados sobre o desempenho de cada turma, de cada escola e da Rede de Ensino.