Superintendente da Secretaria Nacional de Economia Solidária visita Novo Hamburgo

Publicada em 14/06/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Encontro na Incubadora de Economia Solidária debateu sobre o andamento de projetos do Município - Foto: Andressa Lima
Na sexta-feira, 14 de junho, Novo Hamburgo recebeu a visita do superintendente da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Roberto Marinho Alves da Silva, na incubadora de Economia Solidária, localizada na Rodoviária Normélio Stabel. Membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) receberam o superintendente, que está visitando municípios que possuam convênio SENAES, com a proposta de orientar e ouvir os envolvidos com a ação. “Isso é ótimo, pois percebe-se o comprometimento da Secretaria Nacional com os municípios”, destacou o gerente de Apoio à Microempresa da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves. Estiveram presentes também o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Egídio dos Santos Ferreira, as agentes de microcrédito e desenvolvimento solidário e a assessora técnica, Maria Isabel Lima.

A gerente de Economia Solidária, Maria Ignes Schemes, diz que é importante ter conhecimento do andamento do convênio. “Estamos seguindo o cronograma proposto e esta visita nos faz ver um leque maior de possibilidades para parcerias”, destacou. Durante o encontro foram debatidas questões como a realização de um maior número de capacitações e a continuidade do trabalho que vem sendo executado. “A Prefeitura de Novo Hamburgo está de parabéns, pois conseguiu realizar os processos”, avaliou. Além disso, foi comentada a adesão do sistema de Microcrédito, que desde 2011, vem auxiliando os trabalhadores a sair da informalidade.

A SEDETUR foi contemplada com recursos da SENAES para desenvolver projetos sustentáveis e solidários na cidade, como as Incubadoras de Economia Solidária. O projeto atende, atualmente, em dois locais da cidade: na Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667 – 2º andar, bairro Pátria Nova), de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17h30, e na Igreja MAPAN (Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1755 – Canudos), terças e quartas, das 9 às 12 horas, e nas sextas das 13 às 17h30. A Sala do Empreendedor também está a disposição da comunidade e atende de segunda a sexta-feira, das 9 às17 horas, no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos).