Tênis de mesa anima estudantes e promove inclusão

Publicada em 16/05/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A estudante Eduarda da Silva, 10 anos, fez sua estreia na Olimpíada Escolar jogando tênis de mesa. - Foto: Bruna Provenzano
O frio da manhã de quinta-feira, dia 16 de maio, não intimidou os estudantes que participaram da modalidade tênis de mesa da Olimpíada Escolar para Todos. Promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a competição reúne representantes de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Os jogos aconteceram na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e contaram com a participação de cerca de 180 estudantes de 10 diferentes escolas.

Esta foi a terceira modalidade dos jogos e contou com o apoio da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa (FGTM) que disponibilizou mesas, redes e placares utilizados em competições. De acordo com o gerente de Esportes da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), Cezar Ribeiro, neste ano, a modalidade teve adesão maior das escolas. “O tênis de mesa é uma prática democrática que permite que todos participem. Com a Olimpíada queremos oferecer aos estudantes a possibilidade de praticar diferentes esportes”, explica.

Entre os competidores, também estavam estudantes com Necessidades Educacionais Especiais que jogaram e se divertiram. “Neste ano incluímos modalidades adaptadas e vemos que os estudantes participam cada vez mais, eles se sentem valorizados”, garante a assessora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação (SMED), Márcia Comasseto.

Estreia e vitória

Acostumada a praticar o tênis de mesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, a estudante Eduarda da Silva, 10 anos, estreou em Olimpíada Escolar nesta modalidade. E mesmo como principiante, jogou bonito e ganhou partidas. “Eu gosto de jogar na escola e estava um pouco nervosa. Agora quero participar de outros jogos também”, confessa.

Em toda a competição, que reunirá alunos para a disputa de 11 modalidades até julho, a expectativa da organização é de que pelo menos 40 escolas hamburguenses participem, totalizando cinco mil alunos envolvidos nos jogos. “Mais do que dar a oportunidade para futuros atletas profissionais, acreditamos no esporte como ferramenta de inclusão social”, destaca o secretário do Esporte e Lazer, Ricardo Ritter. A próxima modalidade será o punhobol e os jogos estão marcados para terça-feira, dia 21 de maio.

Classificação – Tênis de mesa

1 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel

2 – Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes

3 – Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Modalidades da Olimpíada Escolar Para Todos

Natação

Futsal

Tênis de Mesa

Punhobol

Basquete

Atletismo

Handebol

Xadrez

Vôlei

Judô

Rugby Tag