Vacinação chega a profissionais de Saúde que atuam na linha de frente

O início da tarde desta quarta-feira, dia 20, foi de emoção e expectativa entre profissionais de Saúde do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), levando-se em conta a fase inicial e de máxima prioridade na vacinação dos trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à covid-19.
Profissionais da Vigilância em Saúde chegaram ao Hospital Municipal por volta do meio-dia, onde tudo estava pronto para dar início à vacinação de quem atua em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Triagem Covid (CTC), alas Andorinha e Sabiá, ambulâncias e SAMU.
De acordo com a diretora-presidente da FSNH, Tânia Terezinha da Silva, o momento é muito importante para a Fundação de Saúde, pelo reconhecimento a esses guerreiros da vida real e a ampla adesão dos envolvidos nessa fase inicial do planejamento de imunização no Município. “Vemos brilho no olhar e sentimento de esperança em quem compõe essas equipes multidisciplinares”, destaca Tânia.
Conforme o Plano Municipal, que segue rigorosamente os protocolos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foram neste momento colocadas à disposição da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) a quantidade de 320 doses da vacina contra a doença. Conforme o setor de Recursos Humanos da FSNH, depois das 102 imunizações feitas no primeiro dia, a previsão é concluir até a sexta-feira, dia 22, essa primeira etapa.
A coordenadora de Enfermagem do Centro de Triagem Covid (CTC), a enfermeira Adriana Schuh, 35 anos, foi a primeira a receber a tão esperada vacina. “Só consigo pensar na minha mãe, Celina, que se preocupou comigo e torceu tanto pelo desenvolvimento da vacina”, declarou. “Dedico a ela este momento de esperança de dias melhores e também da certeza de que a gente pode fazer a diferença no mundo”, complementou.
“Iniciamos a vacinação dos nossos profissionais aqui do Hospital e seguiremos esta semana, rumo à imunização de nossas equipes, das pessoas que estão na linha de frente neste combate à covid-19”, comemorou o secretário municipal Saúde, Naasom Luciano.
Depois da coordenadora de Enfermagem do CTC, viveram o instante mais aguardado dos últimos tempos a enfermeira Gládis Rodrigues, 35, e a farmacêutica Joseane Menzen, 36. Gládis dedicou a sua imunização aos seus pais que, segundo ela, são do grupo de risco. “Todos estão voltados para o fim da pandemia, e eu me sinto imensamente grata por participar desse primeiro grande passo no processo de cura da covid-19”, sublinhou. Para Joseane, não haveria melhor presente em 20 de janeiro, uma data conhecida como o Dia do Farmacêutico. Também mestranda em virologia pela Universidade Feevale, ela disse que não poderia se sentir mais feliz e confiante. “Estou esperançosa de que todos serão imunizados o mais breve possível”, disse. “Somente a Ciência traz a verdade.”
A gerente assistencial do Hospital Municipal, a enfermeira Fernanda Machado, 43, protagonizou uma cena especialmente marcante, recebendo o carinho e todo o apoio de colegas. Com olhos marejados, ela disse que estava especialmente grata a cada colaborador da linha de frente. “Este tempo foi marcado por dedicação, empenho e muita luta, mas agora recebemos doses de vida, de esperança de que tudo vai melhorar”, concluiu, bastante emocionada.