Vila das Flores terá nova Escola de Educação Infantil
O prefeito Tarcísio Zimmermann parabenizou a comunidade da Vila das Flores pela escolha da construção da EMEI no local onde é localizado hoje o campo do Coloradinho, que será reduzido para que as crianças possam ter condições de estudo. “Parabenizo a comunidade por esta maravilhosa escolha, pois infelizmente não tínhamos outro local para a construção da escola. Esta solução também traz dores, pois é uma perda para a comunidade da vila, mas também traz uma troca. Todos abriram mão de uma parte do campo em prol do estudo das crianças, que é muito importante para o desenvolvimento de cada uma delas”, apontou Tarcísio.
Feliz com a construção da EMEI, a moradora da vila Clarines Teresinha Schirmann, 40 anos, diz que seus netos farão uso da escola. “Estávamos esperando por esta escola há muitos anos. Eu não dependo mais dela, mas meus netos sim. É uma iniciativa maravilhosa para a vila”, falou Clarines. Para a delegada do Orçamento Participativo (OP) Marta Silveira de Souza, 56, a comunidade deve permanecer unida para continuar trazendo melhorias para a Vila das Flores. “Agradeço de coração a todos que votaram a favor da obra. Foi uma luta muito grande, mas nós conseguimos. A comunidade tem que estar sempre unida para que possamos conseguir todas as melhorias que queremos para a vila”, argumentou.
Em um investimento de R$ 1.963.157,36, a EMEI Vila das Flores disponibilizará 240 vagas e contará com oito salas de aula, uma sala de leitura e multiuso, um laboratório de informática, cozinha, vestiário de funcionários, refeitório e pátio. Além disso, a área externa será composta por um palco, anfiteatro e pracinha. A escola terá ainda banheiros para estudantes e professores, além de um prédio administrativo com secretaria, sala de orientação, diretoria, almoxarifado e salas de reuniões. A obra deve ser concluída até fevereiro de 2013.
Novo Hamburgo terá 12 novas escolas
Esta será a nona escola iniciada pela Prefeitura de uma série de 12 projetadas. As demais devem ter seu início de obras até o final do ano. Ao todo, as instituições aumentarão em 48% o número de vagas oferecidas atualmente pela Rede Municipal de Ensino para crianças com até cinco anos de idade. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões para a construção das escolas em diversos bairros do Município. As escolas foram aprovadas pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que tem como objetivo destinar recursos para a construção e aquisição de equipamentos para escolas públicas de Educação Infantil. O projeto das escolas leva em consideração aspectos como acessibilidade, segurança e higiene.
Quatro escolas devem ser concluídas nos próximos meses nos bairros Rondônia, São José (Kephas), Canudos (Morada dos Eucaliptos) e Boa Saúde. Outras duas nos bairros Jardim Mauá e Lomba Grande devem entrar em funcionamento até o final do ano. Além da EMEI da Vila das Flores, outra em Canudos e uma na Roselândia foram iniciadas em 2012. Uma no bairro Santo Afonso aguarda o início das obras. As duas instituições restantes estão em fase de licitação e captação de verbas.