Votação elegeu membros do Conselho Municipal de Economia Solidária

As entidades eleitas foram a Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI) e Mitra da Diocese de Novo Hamburgo (Cáritas Diocesana). Representando os empreendimentos estão Nelda Zeni Dornelles dos Santos, pelo Joaninhas Artesanato; Suzana Maria Reis, do Arte Lomba; Maria Aparecida Reis, do Uniartes; Paulo Ricardo Bohn, da Cooperativa Coolabore; e Thaís de Souza Oliveira, da Confeitos B&G.
Segundo a gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Isabel Lima, que participou da comissão eleitoral, todos os que se inscreveram foram eleitos. Formam o conselho também os representantes do Poder Público: Rosecler Machado, representando a Secretaria de Educação e Desporto (SMED); Laura Evangelina dos Santos Alves, pela Secretaria da Fazenda (SEMFAZ); Vera Beatriz Rambo, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS); Carla Bertinatto, da Secretaria de Administração (SEMAD); e Isabel Lima e Ênio Brizola, representando a SEDETUR.
Primeira formação
Essa é a primeira vez que haverá o conselho na cidade, que foi determinado pela Lei Municipal nº 2.246/2010. A coordenadora do Fórum Municipal de Economia Solidária de Novo Hamburgo, Maria Suziane Gutbier, participou da votação e afirmou que considera essa, uma conquista importante. “Estamos em um momento de valorização da economia solidária. O conselho possibilitará uma maior discussão para a criação de políticas públicas, por exemplo”, disse.
A nomeação dos participantes do conselho ocorrerá no dia 22 de maio, as 17h30, no auditório do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, Centro). O diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, vê no conselho um importante espaço de articulação. “Foi cumprido mais uma etapa do Programa Municipal de Economia Solidária. O conselho irá promover um avanço nas conquistas e, inclusive, trabalhará para a formação do Fundo Monetário de Economia Solidária, que financiará as ações”, concluiu.