Atividades homenageiam o aniversário da Guarda Municipal

Conforme o diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, o objetivo da obra é investir cada vez mais na capacitação dos GMs, tornando os agentes ainda mais preparados, atualizados e qualificados para exercerem suas atividades em conformidade com a lei, no respeito às pessoas e na preservação da vida. “Até então, para realizar seus treinamentos, a corporação necessitava se utilizar de estandes de outras instituições, por meio de empréstimo ou até de locação”, lembrou Santos. A programação ainda contará com passeio ciclístico e o tradicional concurso Apito de Ouro.
Programação
Jantar Baile na Sociedade Ginástica
19 de março, às 20 horas
Sociedade Ginastica de Novo Hamburgo (SGNH)
Passeio Ciclístico, com saída no SESC
20 de março, às 9 horas
Rua Bento Gonçalves
Amostra GM, na Praça do Imigrante
21 de março
Inauguração do Estande de Tiro da GM
23 de março, às 10 horas
Sede da Guarda Municipal, Rua Jahú, esquina com a Rua Bento Gonçalves, bairro Pátria Nova
Concurso Apito de Ouro - 6ª Edição Municipal, e 2ª Etapa Municípios e Estado
24 de março
Das 9 às 14 horas atividades educativas nas escolas
História
Lei de Criação: Lei Municipal nº. 05/90, de 08 de janeiro de 1990, cria a Guarda Municipal de Novo Hamburgo. Com efetivo de 180 guardas e com a finalidade de atuar dentro do prescrito da Constituição Federal, proporcionando maior segurança para a comunidade que apontara naquele momento a segurança como um dos principais problemas da cidade.
Nomeação do Corpo Diretivo: No dia 06 de janeiro de 1991, é nomeado o Cel. PM da reserva Sr. Antônio Francisco Mesquita Salgado, para assumir o cargo de Diretor da Guarda, sendo que convidou para seu assessor, o Sub-Ten. PM da reserva Natalício Inquelman Blanco. Os quais, receberam a importante missão de preparar e qualificar esta nova força, para dentro em breve, estar à disposição da comunidade, gerando tranquilidade.
Concurso para Seleção: No mês de fevereiro de 1992, ocorre o concurso para selecionar os guardas, que iriam preencher as 180 vagas. Após realizado, foram selecionados 149 homens e 31 mulheres, que tiveram seus nomes homologados por Portaria, no dia 23 de março de 1992. Data esta, escolhida para o aniversário de nossa Corporação.
Desfile de Apresentação: No dia 04 de abril de 1992, em momento único e emocionante, os 180 guardas desfilam de forma exuberante, na Av. Júlio de Castilhos, Praça da Bandeira, chegando a ponto das pessoas presentes ao Evento, irem às lágrimas.
Curso de Formação: Durante 15 dias úteis, os guardas passam intensivamente por Curso de Formação. Onde obtiveram condições satisfatórias ao desenvolvimento das atribuições, a que seriam submetidos, nesta nova profissão. Para tanto foram, 12 disciplinas, divididas em 133 h/a. Com o passar dos anos, o curso foi aperfeiçoado, passando a constar 740 h/a.
Forma de Atuação: Os guardas atuam, nas proximidades das Escolas e próprios municipais, em duplas; tendo nas mãos um rádio transceptor, de forma a proteger os bens e colaborar como órgão de informação aos seguimentos policiais. Porém, esta forma de atuação foi contestada pala Promotoria Pública, onde foi arguida a inconstitucionalidade, sob a alegação de usurpação da função pública, pois entendiam que esta atividade só poderia ser exercida, pela Polícia Militar. Culminado com a retração dos guardas, para o interior dos prédios, parques e praças municipais, no dia 22 de maio de 1993.
Efetivo, Armamento e Viaturas: A Guarda Municipal é composta por 193 Guardas, sendo 140 homens e 46 mulheres. Possui em carga, revólveres calibre 38, pistolas calibre .380 e espingardas de repetição calibre 12, coletes a prova de balas e algemas. Conta com uma frota de: 01 camioneta D20, 02 veículos de transporte de passageiros do tipo Kombi, 9 automóveis e 17 motocicletas para o patrulhamento.