Inteligência na segurança pública é pauta de encontro

Publicada em 31/03/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Reunião mensal do GGI-M trouxe inúmeras novidades nos trabalhos de segurança do Município. - Foto: Paulo Barcelos
Prefeitura, forças policiais e órgãos públicos estiveram reunidos para discutir questões da área da segurança pública em Novo Hamburgo durante a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Na pauta do encontro, realizado na tarde de quinta-feira, 31 de março, na sede da Guarda Municipal, foram debatidos os projetos em andamento através do Observatório da Segurança Cidadã e do Escola mais Segura, e da assinatura de novos projetos como o Núcleo de Justiça Comunitária e Direitos Humanos, Agência da Boa Notícia, EJA e Oficinas esportivas recreativas e culturais. O investimento da Prefeitura está dentro do programa e financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já está desenvolvendo importantes obras de desenvolvimento social, readequação e reurbanização urbana, e que também pensa a prevenção à violência no Município.

A reunião mensal do GGI-M contou com a mediação do Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Egon Kirchheim. Também participaram representantes das secretarias municipais de Educação (SMED), de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), de Desenvolvimento Social (SDS), de Habitação (SEHAB), de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Conselho Tutelar, do Observatório de Segurança Cidadã e do Plano Municipal de Segurança Cidadã.

Foram apresentadas as informações sobre a plataforma online georreferenciada do Observatório da Segurança Cidadã aos representantes das instituições que compõem o pleno do GGI-M. Durante as explicações eles puderam conhecer o funcionamento da ferramenta. Com isso, tiveram noções de como colaborar com informações e de como consultar os dados emitidos pela plataforma para articular ações nos temas desses levantamentos. Foi garantida a segurança e o sigilo das informações restritas a serem definidas e pactuadas em reunião entre as polícias, Guarda Municipal e Observatório. Um dado foi comemorado: o Observatório informou a redução de 37,5% dos homicídios consumados no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado em Novo Hamburgo.

O Comandante da BM Major Marcel disse estar impressionado com a plataforma e que ela poderá ajudar a qualificar o trabalho da Brigada Militar. O representante do Instituto Geral de Perícias (IGP), Vitor Hugo, disse que nunca viu nada parecido com a plataforma criada e que seria importante a identificação do calibre utilizado nos crimes para qualificação das perícias.

Escola Mais Segura

Os integrantes do GGI-M também acentuaram suas considerações a respeito do ROVE (Registro Online de Violências nas Escolas). “A nova ferramenta digital já está verificando as ocorrências envolvendo situações de violência nas comunidades das escolas da Rede Municipal”, explica o titular da SESMUR, Egon Kirchheim. Por meio do levantamento de informações nas unidades de ensino, estão sendo observados todos os tipos de situações ligadas a delitos, violência ou algum tipo de criminalidade, seja interna ou externa a área escolar.

O ROVE está inserido no escopo do projeto Escola Mais Segura, que dentre as ações previstas, estão aquisição de quatro veículos para rondas escolares, possibilitando um tempo menor para atendimento de situações de violência no âmbito da escola (e no entorno) e uma presença constante que qualifique as alternativas possíveis de mediação de conflitos e aumente a sensação de segurança nesses ambientes. O Escola Mais Segura deve atingir e beneficiar até 97 mil pessoas de Novo Hamburgo.

BID

O investimento da Prefeitura está dentro do programa e financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já está desenvolvendo importantes obras de desenvolvimento social, readequação e reurbanização urbana, e que também pensa a prevenção à violência no Município. Uma dessas ações é o Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo, no qual está inserido a ferramenta de Registro Online de Violência na Escola (ROVE), que também está no escopo do Escola Mais Segura.

Despedida

A reunião mensal do GGI-M foi a última reunião do pleno presidida pelo Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Egon Kirchheim, que está se licenciando do cargo. Durante sua fala ele enfatizou a importância de deixar a Plataforma em funcionamento como um legado de sua gestão, além de outras melhorias, como o aparelhamento da Guarda Municipal, com novas viaturas, armamento, coletes a prova de balas, e o estande de tiro, o primeiro de uma corporação do Estado.

Galeria da notícia