Novo Hamburgo registra diminuição de crimes

Publicada em 13/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Os hamburguenses têm a sua segurança garantida pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR), a partir da Guarda Municipal (GM) e da Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). - Foto: João Arnhold

A segurança pública é um tema que preocupa toda a população. Os hamburguenses têm a sua segurança garantida pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR), a partir da Guarda Municipal (GM) e do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), embora a atribuição geral seja pela Constituição um dever do Estado.

No primeiro semestre de 2016, Novo Hamburgo pode comemorar a diminuição nos crimes ocorridos na cidade em comparação aos anos de 2014 e 2015. Esses dados foram apurados pelo Observatório de Segurança Cidadã, projeto da Prefeitura junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que vem sendo apresentados constantemente em reuniões sobre o tema na cidade. Nesses encontros estão presentes órgãos de segurança que atendem a cidade de Novo Hamburgo e de autoridades ligadas a eles.

Os resultados apurados mostraram que houve uma diminuição no índice violência do período analisado, os anos de 2014, 2015 e 2016. O índice de homicídios teve diminuição de 45,3% de 2016 em relação a 2014. A diminuição no número de latrocínios ocorridos na cidade foi positivo também. No ano de 2016, não ocorreu nenhum latrocínio em Novo Hamburgo. O roubo de veículos aumentou 7,9% em relação a 2014, porém o furto de carros diminuiu 26,4%.

Focos do Projeto de Prevenção às Violências

A Prefeitura de Novo Hamburgo está investindo em projetos de prevenção às violências, que são geridos pela Unidade Gestora de Programas de Prevenção à Violência de Novo Hamburgo (UGPPV) e realizados pelo Município como parte do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São eles: Observatório de Segurança Cidadã (Fadisma); Plano Municipal de Segurança Cidadã (Guayí); Núcleo de Justiça Comunitária (Amencar); Núcleo de Comunicação Cidadã (Palavrações); Educação de Jovens e Adultos e Projetos Oficinas Esportivas, Recreativas e Culturais (Fundação La Salle).

Plenárias Regionais

No primeiro semestre de 2016 os hamburguenses puderam participar das 12 Plenárias Regionais. Entre os temas apresentados nas plenárias, destacou-se a síntese dos dados de violência e da criminalidade do Município a partir da análise dos relatórios técnicos produzidos pelo Observatório de Segurança Cidadã de Novo Hamburgo; os fundamentos da política municipal de segurança cidadã, contemplando a prevenção, a participação social e a integração das ações do Sistema de Polícia e Justiça; e, a proposta de organização e funcionamento dos Fóruns Regionais e Fórum Municipal de Segurança Cidadã.

Seminário final elaborou Plano Municipal de Segurança

Depois de unir as informações das 12 plenárias regionais, o Seminário Final, que aconteceu no dia 16 de junho, teve como objetivo construir o Plano Municipal de Segurança, um documento elaborado através da união do poder público e da comunidade e que se propõe a atender as necessidades de todos. Após o seminário, foram montados 12 grupos, formados por cidadãos hamburguenses. Destes grupos sairão cinco representantes regionais. Um destes cinco será escolhido para fazer a gestão do projeto, que deve ser finalizado até o final de 2016.

Projeto Escola Mais Segura

No dia 30 de junho foi lançado o projeto Escola Mais segura pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir de uma parceria entre as secretarias de Educação (SMED) e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR). O projeto contará com recurso de R$ 250 mil, garantidos por meio do Orçamento Participativo (OP), já que a segurança foi indicada pelos hamburguenses que participaram das assembleias públicas como uma das prioridades de investimentos. O projeto prevê a criação de quatro equipes de ronda compostas por automóvel, ferramentas de comunicação, rastreador e dois Guardas Municipais (totalizando oito agentes), que serão selecionados e receberão treinamento específico para o trabalho junto às crianças e aos adolescentes. Também serão realizadas ações de conscientização como campanhas, blitze e oficinas.

Registro Online de Violência na Escola

Para realizar o levantamento dos índices de violência em escolas da cidade, a Prefeitura lançou o Registro Online de Violência na Escola (ROVE) em toda a rede municipal de ensino. O objetivo do estudo é verificar as ocorrências envolvendo casos de violência na comunidade escolar das duas instituições do Município, com a previsão de posteriormente avançar para outras escolas. Serão observados todos os tipos de criminalidade, seja interna ou externa a área escolar. A intenção é fazer a compilação dos dados e apontar medidas para os casos, a partir de um sistema online alocado no site da Prefeitura.

Curso de Formação

Em junho foi promovido o Curso de Formação em Coleta e Análise de Dados na sede do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo. Os participantes puderam aprender um pouco mais sobre o software Sphinx, de coleta e análise de dados quali-quantitativos. A atividade foi voltada para os membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Educação (SMED), Desenvolvimento Social (SDS), Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP).

Galeria da notícia