CAPS Centro comemora 27 anos

Publicada em 22/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Usuários e funcionários comemoraram o aniversário de 27 anos do CAPS Centro. - Foto: Marcos Heck

O Centro de Atenção Psicossocial Centro (CAPS Centro) comemorou na quinta feira, dia 22 de setembro, 27 anos. O serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) funciona na Rua Joaquim Pedro Soares, 198, e atende cerca de 450 pessoas atualmente. A coordenadora dessa unidade CAPS, Juliane Guimarães Salgueiro, destacou a importância do trabalho realizado. “Desenvolvemos atividades de reabilitação e reinserção de pessoas que sofrem com transtornos mentais. O nosso foco é disponibilizar qualidade de vida para essas pessoas. Comemoramos hoje 27 anos e somos um dos primeiros centros do gênero no país”, destacou.

Para celebrar o aniversário, uma grande festa foi feita na sede da organização. Almoço, bolo, parabéns, muita música, dança e diversão foram algumas das atrações para quem esteve presente. Um dos participantes desse dia festivo foi Guilherme Motta Bueno, 26 anos, abastecedor de linha de produção, que já participa do CAPS há um ano. “Gosto de participar do grupo de autoestima masculina. A gente faz passeios em grupo, vamos em lanchonetes e ao cinema. Tenho notado que estou mais sociável, pretendo continuar participando deste projeto”, contou.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

 

Galeria da notícia