Catavida e Convênio da Dengue se unem para divulgar a coleta seletiva

Publicada em 01/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Material informativo do Catavida foi entregue pelos agentes do Convênio de Combate à Dengue. - Foto: Jorge Boruszewsky

Iniciou na terça-feira, 1º de novembro, mais uma parceria entre Prefeitura e Universidade Feevale. O Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o Catavida está recebendo o auxílio do Projeto Convênio de Combate à Dengue, para a divulgação da Coleta Seletiva, que ocorre nos bairros Centro, Canudos e Hamburgo Velho. A ação consiste na entrega de panfletos informativos do Catavida, durante a vistoria e coleta de materiais nas residências, realizado pelos próprios agentes. “Esse ano iniciamos a coleta nos bairros Canudos e Hamburgo Velho e muitas pessoas ainda não estão habituadas com essa novidade. Além do mais, esse trabalho de combate à dengue atinge um percentual muito grande de pessoas, conscientizando de diversas formas”, observa a assistente social Rúbia Goetz.

No primeiro dia de trabalhos, o biólogo do projeto, Fagner Henrique Heldt, supervisionou as visitas e avalia como positiva a união do trabalho com o Catavida. “Quando o Catavida nos procurou, logo aceitamos essa parceria, pois víamos como algo que otimizaria as nossas atividades, uma vez que os resíduos depositados irregularmente, acabam se tornando geradores de focos. Quanto mais os moradores separarem os seus resíduos, menos propício irá se tornar o ambiente para que o mosquito se desenvolva”, explica o biólogo. A vistoria é feita nas residências permanentemente durante o ano.

O massoterapeuta João Anibal Cassal Pereira, de 58 anos, recebeu da equipe de Combate à Dengue, o panfleto do Catavida. “Sempre cuidei para que as larvas não se desenvolvessem no meu pátio. Sei que separando o lixo, vou continuar a manter o meu quintal livre do mosquito da Dengue”, refletiu.

Na quinta-feira, dia 3 de novembro, a equipe estará na Vila Iguaçu, de manhã e Esmeralda à tarde. Na sexta-feira, dia 4, o trabalho segue na mesma localidade.

Galeria da notícia