Centro de Referência em Direitos Humanos já contabilizou 326 atendimentos em Novo Hamburgo

Publicada em 28/05/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Novo Hamburgo divulgou um balanço das atividades realizadas desde sua inauguração, em julho de 2012. Até o mês de abril, o órgão já havia realizado 326 atendimentos, entre denúncias, procuras espontâneas e encaminhamentos para a rede socioassistencial do Município. A apresentação dos resultados aconteceu no Gabinete do Prefeito, no dia 20 de maio, e contou com a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Maria do Rosário. “Quem trabalha com direitos humanos lida diariamente com a questão da violência. Por isso, se faz necessária a formação de agentes multiplicadores que possam proporcionar a inclusão social em diferentes vertentes”, destacou a ministra.

Em Novo Hamburgo, o CRDH é coordenado por um comitê gestor formado por representantes do Gabinete do Prefeito e das Secretarias de Educação (SMED) e de Desenvolvimento Social (SDS). De acordo com Maria do Rosário, esse serviço integrado é essencial para reforçar a promoção da cidadania. “Uma das funções do centro de direitos humanos é capacitar profissionais da saúde, da educação e da assistência social para que sejam tomadas em conjunto medidas articuladas no momento da abordagem às pessoas vitimadas”, esclareceu. O CRDH já capacitou 319 pessoas em cursos oferecidos gratuitamente.

Disque 100

O Governo Federal oferece ainda um serviço de relatos de infração aos direitos de crianças e adolescentes, o Disque 100, que tem o objetivo de orientar e encaminhar a denúncia para órgãos de proteção. A coordenadora do CRDH em Novo Hamburgo, Graziela Gonçalves, conta que dos 326 atendimentos, 126 foram solicitados por meio do Disque 100. “As pessoas precisam estar cientes de que existem diversas ferramentas para a denúncia de maus tratos”, salientou. O CRDH funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com atendimento no 3º andar da Casa da Cidadania, na Rua David Canabarro, 20, no Centro.