Alunos da Liberato visitam Central de Reciclagem Roselândia

Segundo Giehl, anualmente cerca de 60 projetos elaborados pelos alunos são dedicados a pensar soluções para o reaproveitamento de materiais. Esses trabalhos são posteriormente expostos na Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia (Mostratec). “Alguns desses trabalhos são posteriormente expostos também em feiras em outros países”, completou. As colegas Letícia Padilha, 19 anos, e Samantha Karpe, 18 anos, aproveitaram a visita para comprovar a viabilidade econômica de seu projeto. “Estamos visitando centros de reciclagem para aprofundarmos nossa pesquisa que defende o uso de elementos sustentáveis para a confecção de asfalto”, contou Samantha.
Mantido desde 2012, o projeto desenvolvido pelas alunas do curso de Mecânica propõe a substituição do cimento asfáltico de petróleo (CAP) por polietileno de alta densidade (PEAD), encontrado em embalagens de produtos de limpeza. Segundo Letícia, o asfalto feito com PEAD seria até cinco vezes mais resistente do que o normal. “O problema que estávamos encontrando era o custo de produção. O quilograma de CAP é um real mais barato do que o de PEAD novo, que custa R$ 3,80”, relevou Letícia. Durante a visita, elas descobriram que o quilograma do PEAD reciclado é mais barato do que os outros dois, custando apenas R$ 1,10. “Isso ajuda a mostrar que nosso projeto seria não apenas viável como mais econômico para as indústrias”, concluiu.
Visitas às unidades do CataVida
Além dos alunos que visitaram a central de reciclagem, um grupo de trabalho do núcleo acadêmico Tecnosocial do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) conheceu também na tarde de quarta-feira a Unidade Centro do Programa CataVida, projeto mantido pela Prefeitura de Novo Hamburgo. A gerente do CataVida, Vera Rambo, explica que essas visitas são bastante comuns. “Instituições de ensino e administrações municipais têm nos procurado para conhecerem a sistemática de trabalho que temos no Município e que se tornou um exemplo na gestão de resíduos sólidos”, contou. Para agendar visitas, basta entrar em contato com a equipe do CataVida pelo telefone 3594-6125.