Serviço de atendimento à mulher em Novo Hamburgo é referência

Publicada em 05/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O Viva Mulher – Centro de Referência e Atendimento, serviço vinculado à Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), para a assistência psicossocial e orientação jurídica a mulheres em situação de violência, apresenta um aumento gradativo no número de atendimentos. Considerando os meses de maio, junho e julho de 2012, o serviço contabilizou um total de 339 mulheres atendidas. No mesmo período de 2013, o número passou para 435 pessoas, representando um acréscimo de 28,3%. De acordo com a titular da CMulher, Fátima Fraga, esse quadro não significa um aumento nos casos de violência, mas sim na criação de mecanismos para atendê-los. “Podemos verificar que muitas mulheres conheceram o Viva Mulher recentemente. Necessitamos da ajuda da sociedade para a divulgação dos nossos serviços, para podermos enfrentar juntos esses quadros de violência contra a mulher”, salienta.

Nos sete primeiros meses de 2013, o espaço já atendeu 836 mulheres. Dessas, 279 utilizaram os serviços do Viva Mulher pela primeira vez. Apenas nos meses de maio, junho e julho, a quantidade de primeiras procuras já chega a 146, um percentual 62,2% maior do que os 90 primeiros atendimentos referentes ao mesmo período de 2012. Para Fátima, esses números espelham o fortalecimento da rede de atendimento com a criação de novas parcerias para a diminuição de conflitos familiares, por meio de articulações com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Novo Hamburgo, com o Comando do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e com o Conselho Tutelar. “Firmamos que toda mulher que solicitar medidas protetivas deve ser encaminhada para o Viva Mulher para que possa receber orientações sobre seus direitos e sobre a legislação vigente”, contou.

O Viva Mulher

O Viva Mulher – Centro de Referência e Atendimento é um serviço especializado e multidisciplinar para tratar situações de violência contra a mulher. O espaço oferece acolhimento, atendimento nas áreas da psicologia e serviço social e assistência jurídica. “O Viva Mulher é o braço executor da Coordenadoria da Mulher. Nós contamos ainda com o atendimento da Defensoria Comunitária Municipal, para a área jurídica cível e família, e do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher da Universidade Feevale, para a área criminal”, explicou Fátima. O Viva Mulher atende na Avenida Pedro Adams Filho, 5836, no Centro, e pode ser contatado pelo telefone 3036-1818.