Projeto A Hora do Idoso inicia as aulas de 2012

Publicada em 08/02/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Primeira aula de 2012 do projeto A Hora do Idoso - Foto: Luísa Venter

Promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), o projeto A Hora do Idoso realizou a primeira aula de 2012 na quarta-feira, 8 de fevereiro. Durante aproximadamente três meses, as turmas se reunirão semanalmente no Telecentro da Agência Municipal de Empregos (AME), no Centro da cidade, com o objetivo aproximar as pessoas idosas ao uso de computadores.

A diretora de Inclusão Digital da SETID, Michele Damasco, explica que é cada vez mais necessário que os idosos também se apropriem da tecnologia. “Eles perdem o medo não só do computador, mas de tudo que envolva a informática e a tecnologia em geral”, disse. Toda a aula e inclusive uma apostila especial foi preparada para este público. “Com os idosos temos uma preocupação maior em explicar tudo desde o início, as partes da máquina, como ligar e desligar”, afirmou Michele.

Na primeira aula estavam presentes 10 alunas, entre elas Lyde Luiza Petrovick, de 84 anos. A aposentada contou que procurava um curso de informática há muito tempo, mas não encontrava nenhum gratuito, até que ficou sabendo do projeto. “Minha vida é um desafio, este é mais um que quero enfrentar. Eu não quero aprender, eu vou aprender”, afirmou. O que ela espera é poder conversar com os netos que estão na Alemanha por meio da Internet. “Meus netos queriam me ensinar, mas eu quero aprender tudo, o abc do computador”, completou Lyde.

Lista de espera

As turmas são abertas de acordo com a procura. Existem hoje em torno de 100 pessoas na lista de espera. A Coordenadora da CPIdosos, Jane Dorneles Barbosa, vê no projeto um momento para inserção dos idosos no mundo da tecnologia e uma oportunidade para que possam buscar novos caminhos. “Isso é respeito e cidadania, é dar a oportunidade aos idosos para que conheçam esse mundo. Para eles é vida, valorização de si mesmo”, concluiu Jane.

A cada novo encontro, o professor de informática da SETID Carlos Roberto Gonçalves, juntamente com um monitor, abordará diferentes temas como a história da informática, peças do computador e utilização das máquinas com editores de texto e desenhos. Os interessados em participar da atividade devem entrar em contato com a CPIdosos, pelo telefone 3594-9999, ramal 9210.