Eleito novo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicada em 26/03/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Representantes das entidades participantes do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência durante nomeação dos novos membros. - Foto: Mônica Bortolotti
Com o objetivo de atuar na defesa das pessoas com deficiência de Novo Hamburgo, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência (CMPCD). A escolha foi realizada por 16 entidades na manhã de segunda-feira, 26 de março, no 5° andar da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Entre as mudanças no conselho está a inserção da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (CPPD), que passa a integrar o órgão, juntamente com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU), de Educação e Desporto (SMED), de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), de Saúde (SMS), de Cultura (SECULT) e de Desenvolvimento Social (SDS), além das entidades não governamentais, tais como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Hamburgo (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Novo Hamburgo (ADEFI), Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS), Associação dos Familiares e Amigos do Down 21 (AFAD 21), Associação Missão Surdos (AMIS), Associação dos Lesados Medulares do Estado do Rio Grande do Sul (LEME), Universidade Feevale e Escola Estadual Especial Keli Meise Machado.

Para o Coordenador da CPPD, Darwin Kremer a participação da Coordenadoria no Conselho Municipal contribui nas ações do Município. “Com a entrada no Conselho Municipal poderemos representar ainda mais as pessoas com deficiência e dar mais força para atividades da Coordenadoria na cidade”, destaca. Os novos membros permanecem por dois anos no Conselho. A nova diretoria será conhecida oficialmente no dia 16 de abril.